quinta-feira, 27 de outubro de 2011

GUIA DE COMO ACESSAR COMPUTADORES REMOTAMENTE – AULA 4

Enquanto isso, do outro lado da rede…


Embora você até possa continuar o passo-a-passo no mesmo computador para testar o programa, isso não terá qualquer utilidade prática. A idéia, agora, é que o primeiro micro fique ligado (e conectado) para que possamos acessá-lo de qualquer outro computador que também esteja na Internet. Até micros de mão com sistema PocketPC podem fazê-lo, mas não chegamos a testar esse recurso.


Do outro computador, basta acessar o site do serviço, fazer o login com o nome de usuário e senha cadastrados anteriormente e, naquela mesma área “Meus Computadores”, clicar sobre o ícone do micro que você deseja pilotar por controle remoto.

Uma janela de status indicará que a conexão está sendo iniciada (Figura 6) e logo você verá uma tela azul que pede a senha de acesso do Windows daquele micro (Figura 7). Repare que, com isso, é possível ter vários PCs cadastrados no LogMeIn sem que qualquer um possa ter acesso a todos eles, já que cada um pode ter sua própria senha.

Figura 6





Figura 7



Depois de conectado, o serviço exibirá uma tela com as diversas opções do programa, que variam de acordo com a versão. Enquanto você estiver testando o LogMeIn Pro, mais recursos estarão disponíveis, mas após o término do período de demonstração, ficaremos restritos às opções Controle Remoto, Preferências e Ajuda (Figura 8). Não se preocupe – é mais que suficiente para quase tudo.



Figura 8



Ao clicarmos em “Controle Remoto”, uma nova tela de conexão aparecerá, mostrando em qual das cinco etapas do processo estamos (Figura 9). Em questão de segundos o serviço estará conectado e veremos, dentro da janela do navegador, uma versão reduzida da tela do computador remoto, exibindo qualquer programa que tenha ficado aberto naquela máquina (Figura 10).



Figura 9



Figura 10



Computador ou boneco vodu?

No momento em que você se conectar pelo “Controle Remoto”, o micro teleguiado mostrará uma pequena janela avisando um eventual usuário local de que está sendo pilotado remotamente (Figura 11). Dependendo do que estiver selecionado naquele link de preferências, o usuário local pode ter a opção de aceitar ou não a conexão, assim como o piloto remoto pode ter ou não preferência, podendo até desativar o monitor local para que não seja possível acompanhar suas ações no micro.


Figura 11




Nenhum comentário: