sábado, 8 de outubro de 2011

GUIA DEIXE SEU COMPUTADOR MAIS RÁPIDO – AULA 6

Menu Iniciar organizado


Cada programa instalado no Windows adiciona atalhos no Menu Iniciar, que facilita o acesso à documentação, extras e ao próprio programa. Cada programa cria uma pasta no Menu Iniciar, o que vai inflando-o, ficando este cada vez maior e mais pesado.

Vamos aprender agora a organizar o Menu Iniciar, processo qual nos trará dois benefícios: maior organização e conseqüente facilidade em encontrar o que se procura, e mais velocidade de abertura do menu em computadores lentos.

O Menu Iniciar é composto por duas pastas, uma pública, compartilhada (All Users), presente em todas as contas, e outra particular, específica de cada conta. Veja o caminho delas no Explorer:

Pública / compartilhada
C:\Documents and Settings\All Users\Menu Iniciar\Programas

Particular
C:\Documents and Settings\[usuário]\Menu Iniciar\Programas

Se somente você usa o computador, ou então queira compartilhar o mesmo menu com os outros usuários, concentre-se na pasta All Users. Caso contrário, será preciso deixar esta pasta vazia (com exceção das pastas Acessórios e Ferramentas administrativas), e concentrar-se em cada pasta particular. Neste tutorial, vamos supor que o menu será compartilhado por todos os usuários; então, fiquemos na pasta All Users.

Antes de começarmos, veja um exemplo de Menu Iniciar organizado:




De inicio, crie pastas que discriminem certo tipo de programa (dentro da All Users). Alguns exemplos: Internet, Utilitários, Multimídia etc. Nestas pastas ficaram os atalhos dos programas.

Para terminar, navegue pelas pastas que foram criadas pelos programas durante a instalação, copie o atalho principal para uma das pastas criadas, e delete a do programa. Veja a imagem abaixo para se localizar melhor:







Repita este processo com todos os programas presentes no Menu Iniciar.

Nenhum comentário: