domingo, 16 de outubro de 2011

Vale a pena comprar uma casa para o fim de semana?

Financeiramente não compensa, mas ter um refúgio tem valor intangível

Carin Homonnay Petti, especial para o iG | 19/01/2011 05:32

Há quem diga que proprietários de casas de praia ou campo têm duas alegrias: a do dia da compra e da hora da venda. Mas há também quem não abra mão de ter o próprio canto para férias e fins de semana. Entre os integrantes do primeiro grupo está Keyler Carvalho Rocha, professor do laboratório de finanças da FIA (Fundação Instituto de Administração). “Imóvel para lazer é fonte de aborrecimento”, diz. Afinal, argumenta, desvantagens não faltam: gastos e dor de cabeça com manutenção, despesas com IPTU, caseiros e, conforme o caso, condomínio.



Foto: AE Ampliar
Ter um refúgio para o fim de semana dá dor de cabeça, mas reserva prazeres


“É mais barato e menos trabalhoso reservar o dinheiro destinado à compra e manutenção do segundo imóvel ao pagamento de viagens, com a vantagem ainda de poder conhecer lugares diferentes”, diz. Ele também ressalta que, como investimento, a aquisição tende a ser mau negócio. “Essas casas são as primeiras a se desvalorizar em épocas de crise econômica.”

“Do ponto de vista meramente financeiro a opção geralmente não compensa”, concorda Ricardo Almeida, professor de finanças do Insper. Mas ele ressalta que a decisão não depende apenas da calculadora. “Não dá para fazer a conta sem considerar os intangíveis, os prazeres que, para alguns, o segundo imóvel pode trazer.”

Há quem pague a mais com gosto para ter um lugar para receber os amigos, dar mais liberdade às crianças ou decorar o ambiente à própria maneira. Se é assim, como decidir? “O melhor jeito é calcular quanto o imóvel vai custar por mês e refletir se o custo vale os benefícios.”



 FONTE: IG ECONOMIA - FINANÇAS

Nenhum comentário: