segunda-feira, 28 de novembro de 2011

LIVROS SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA – PARTE 2 DE 3

LIVRO 2: Livre-se das Dívidas -  Reinaldo Domingos





Dividido em três partes, o livro aborda, na primeira, as chamadas “dívidas de valor”, aquelas contraídas para a compra de casa própria e carro. Discorre sobre os recursos usados, hoje em dia, para “acelerar” a aquisição desses sonhos materiais, como empréstimos, consórcios e financiamentos, mostrando como lidar com eles conscientemente, a fim de aproveitar suas vantagens evitando a inadimplência.

A segunda parte trata das “dívidas sem valor”, que se referem à aquisição de mercadorias e bens de consumo muitas vezes desnecessários; à compra por impulso. Traz dicas e explicações didáticas sobre temas cotidianos, como o uso do cartão de crédito e do cheque especial, a leitura correta do extrato bancário, os cuidados ao usar o cartão de débito.

Por fim, a terceira parte concentra-se na chamada “quebra do ciclo de endividamento”, com conselhos voltados a quem já perdeu as esperanças de se livrar das dívidas. Aborda o crédito consignado, a portabilidade de crédito e orienta o leitor a negociar suas dívidas de modo que a nova parcela assumida caiba no orçamento, evitando que a inadimplência continue. O livro chega à sua conclusão reforçando que somente uma visão ampla dos problemas financeiros e a disposição de combatê-los desde a sua base, de forma integrada, trará resultados consistentes e duradouros. E incentiva o leitor nessa empreitada rumo à estabilidade financeira e à realização dos sonhos.

Nenhum comentário: