sexta-feira, 25 de novembro de 2011

VALE A PENA COMPRAR TÍTULOS DE CAPITALIZAÇÃO?

Para quem quer aplicar, a poupança é melhor. O TC deve ser encarado como uma loteria, dizem especialistas

Olívia Alonso e Carla Falcão, iG São Paulo | 25/11/2011 05:45

Quem nunca recebeu uma oferta do banco para comprar um título de capitalização (TC)? Considerado por algumas instituições como uma forma de investimento, os TCs devem ser encarados, na verdade, como uma loteria, segundo especialistas em finanças. Quem pretende fazer um investimento com o dinheiro, seja de uma só vez ou periodicamente, deve optar por outros produtos, como a poupança e o Tesouro Direto.

Veja também:
- Você confia em seu gerente de banco?
- Cliente não deve ficar constrangido em recusar ofertas do gerente

Os benefícios dos títulos de capitalização citados pelos gerentes de bancos são a participação em sorteios e a obrigação de poupar. “Mas para quem quer apostar, o ideal é a loteria,” diz Samy Dana, professor de finanças da FGV, em São Paulo. No caso de quem precisa assumir um compromisso para conseguir investir, ele destaca a importância de ter consciência de quanto vai custar essa disciplina forçada. “O cliente acaba pagando caro por esta disciplina”.

O preço da disciplina é o baixo rendimento, inferior ao de outras aplicações. Se o investidor coloca seus recursos na poupança, por exemplo, pode ganhar mais, uma vez que a rentabilidade dos dois produtos é semelhante (atualizada pela TR, a taxa referencial), mas o TC geralmente cobra taxas de administração. Além disso, a poupança é garantida pelo Fundo Garantidor para investimentos de até R$ 70 mil (ou seja, se o banco quebrar, o cliente não perde), enquanto o título de capitalização é garantido pelo banco.

“O título de capitalização é um péssimo investimento e, no final, acaba perdendo até para a poupança. Os bancos usam este produto porque o brasileiro gosta de jogo,” diz Dana. Mas o que os bancos ganham com isso?

Leia também:
- Loteria é o melhor lado da capitalização
- Quer investir o dinheiro do 13º? Veja opções
- Feliz Natal e Ano Novo sem dívidas

Segundo os especialistas, o título de capitalização é uma boa maneira de as instituições bancárias conseguirem aumentar suas receitas, pois podem aplicar o dinheiro do cliente em outros produtos mais rentáveis enquanto durar o período do TC. Como o retorno pago aos clientes é baixo – um pouco inferior ao da poupança, quando descontadas as taxas, e pode ser ainda menor se o cliente retirar antes do prazo que foi previamente estabelecido -, os bancos conseguem ganhar a diferença. Com parte deste dinheiro, pagam os vencedores dos sorteios.

Por ser bom para o banco, os títulos de capitalização costumam ser muito oferecidos, diz Ângela Menezes, professor de finanças do Insper. “Mas não recomendo os TCs. O cliente deve desconfiar daquilo que o gerente oferece muito, pois assim como funcionários de outras empresas, o do banco tem uma série de produtos que têm que vender,” diz.

Após ouvir as vantagens citadas pelos gerentes, os especialistas sugerem que o cliente busque comparar o TC com a poupança e que tire todas suas dúvidas sobre as taxas administrativas. É preciso informar-se também sobre os descontos no caso de saque anterior ao fim do período do título, o chamado resgate parcial, que pode ter uma penalidade de 10% do capital total aplicado.

Veja ainda:
- Diversificação de investimento será fundamental em 2012, diz HSBC
- Tesouro Direto continua sendo boa opção de investimento
- Dez sinais de que você perdeu o controle sobre suas dívidas


Nenhum comentário: