terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CONTA DE LUZ PODE FICAR MAIS BARATA EM 2012

Com novo sistema de cobrança, consumidor que economizar eletricidade nos horários de pico pagará tarifa mais baixa

iG São Paulo | 06/12/2011 12:58

A partir do ano que vem, a conta de luz poderá ficar mais barata para os consumidores que economizarem energia elétrica nos horários de pico. Com a aprovação, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da resolução que permite a cobrança de tarifas diferenciadas, o consumidor poderá receber descontos se utilizar energia elétrica nos horários de menor demanda por eletricidade.

Leia também:

- Veja como economizar energia

- Cinco maneiras de economizar dinheiro sem sofrer

A nova modalidade de cobrança – também chamada de tarifa branca – estabelecerá três patamares de tarifação pelo uso de energia elétrica, de acordo com os horários de consumo. Segundo a Aneel, de segunda a sexta-feira, uma tarifa mais barata será empregada na maioria das horas do dia. Já a tarifa mais cara deverá ser cobrada no horário em que o consumo de energia atinge o pico máximo, no início da noite. O terceiro patamar de cobrança será um intermediário entre esses dois horários. Nos finais de semana e feriados, a tarifa mais barata será empregada para todas as horas do dia.

De acordo com a agência, o objetivo da tarifa branca é estimular o consumo em horários nos quais a tarifa é mais barata, diminuindo o valor da fatura no fim do mês e reduzindo também a necessidade de expansão da rede da distribuidora para atendimento do horário de pico. A tarifa branca será opcional. Caso o consumidor não tenha interesse em migrar para a nova modalidade de cobrança, ele terá a opção de utilizar a tarifa convencional, que não faz distinção entre os horários.

A tarifa branca será aplicada à medida que cada distribuidora de energia realizar sua revisão tarifária entre 2012 e 2014. Vale acrescentar que a nova modalidade de cobrança depende também da substituição, pelas distribuidoras, dos medidores eletromecânicos de energia pelos eletrônicos.

FONTE: IG ECONOMIA

Nenhum comentário: