quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CURSO DE SOM AUTOMOTIVO – AULA 7


  • VERIFICAÇÃO DAS MEDIDAS





  • - Se na medição anterior foram usados tanto o método a quanto o método b, isto será útil para a verificação da correção das demais medições.
    Calcula-se novamente Vas através da fórmula acima, cujo resultado deve coincidir com o valor anterior.

     
    - Discrepâncias menores que 10% não necessitam ser levadas em conta. Para discrepâncias maiores recomenda-se refazer as medições.
    Ressalte-se que pelo método b obtem-se os valores mais precisos pois a medida do diâmetro efetivo do cone não é tão fácil quanto possa parecer à princípio, tornando pois os valores calculados mais sujeitos a erros.

    - A esse respeito é importante observar que um erro qualquer na medida de d é amplificado de 4 vezes ao ser calculado o valor de Vas.

    Os valores de f1 e f2 obtidos devem satisfazer à igualdade:
    Em caso de discrepância é conveniente repetir o processo até ter-se certeza dos valores medidos. Note que o cálculo de fs a partir da fórmula acima é mais preciso do que a medição direta. Isto acontece porque a indicação do voltimetro varia relativamente pouco nas vizinhanças de fs, induzindo a erro facilmente. Portanto em caso de dúvida adote o valor de fs calculado.

    Determinação do volume equivalente (Vas)
    Vas pode ser determinado por dois métodos diferentes: a) Através de Cms




    Sendo:
    onde:
    Cas= compliância acústica;
    Cms= compliância mecânica;
    Sd = área efetiva do cone






    onde:

    = densidade do ar (1,18 kg/m3);
    c = velocidade do som no ar (aproximadamente 345 m/s)

    Para a aplicação destas fórmulas só nos falta medir Sd. A área efetiva do cone é dada por: onde d é o diâmetro efetivo do cone.
    O diâmetro efetivo d é medido diametralmente de um ao outro lado do cone, tendo-se o cuidado de tomar a medida a partir dos centros da borda flexível que prende o cone à carcaça do alto- falante.
    Portanto, a fórmula para o cálculo de Vas que será usada é:








      Nenhum comentário: