sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CURSO DE SOM AUTOMOTIVO – AULA 8

EXEMPLO DE MEDIÇÕES E CÁLCULOS


- Para exemplificar o método exposto, vamos utilizar um falante de vinte centímetros, comumente encontrado no comércio. O equipamento usado pelo autor nesta medição constou de um gerador de áudio digital, multímetro, paquímetro e um amplificador de áudio, para aumentar o nível de sinal.
Medição da resistência da bobina móvel. Aparelho usado: Multímetro; Valor medido: Re = 5,9 ohms
Medição da freqüência de ressonância Aparelhos usados: gerador de áudio, multímetro (escala 2 V, alternada) e resistência de 470 Circuito usado:conforme a figura 2. Valor medido: fs = 52 Hz

- O valor de fs encontrado nesta medição serve mais como referência, uma vez que o método usado não apresenta muita precisão. Neste exemplo o valor da freqüência pode ser variado de 51 a 53 Hz sem alteração significativa do valor mostrado pelo voltímetro.
Obtenção de Qts

Aparelhos usados: gerador, multímetro (escala 10 V alternada), outro multímetro (escala 250 mA, alternada),
Circuito utilizado:conforme a figura 3.
Valores medidos: Na freqüência de 52 Hz, com o voltímetro ligado diretamente nos bornes do falante (para evitar a interferência da queda interna do aparelho usado como miliamperímetro) e medindo 1V foi lida a corrente de 35,5 mA.


Durante esta leitura pode-se aproveitar para validar o valor de fs , pois na freqüência de ressonância, ao manter-se a tensão constante, o valor da corrente deve ser mínimo.
Temos:

O valor da corrente nas freqüências f1 e f2 será:
Ajustamos agora o gerador de forma a obter em duas freqüências diferentes, acima e abaixo de fs a corrente de 77 mA com tensão constante de 1V. Este procedimento é bastante delicado, pois não é muito simples acompanhar a variação de dois aparelhos indicadores ao atuar-se em um terceiro, mas com um pouco de calma e habilidade esta dificuldade é contornada.
Obtivemos: f1 = 35 Hz e f2 = 78 Hz


Para avaliar a precisão dos resultados fazemos a prova:
Caso não os valores não coincidam por pequena margem, adote o valor de fs como o resultado do cálculo acima, pois a determinação de f1 e f2, se bem feita, é mais precisa.

Caso contrário, repita estas medições.

Valor obtido de Qts:




Obtenção de Vas
Aparelhos usados: paquímetro e pesos de chumbo com massas conhecidas (podem ser os normalmente usados em redes de pesca) e com pesos determinados em balança de precisão.
Medida do paquímetro ao centro do cone: x1 = 1,955 cm
Nova medida com o cone lastreado com 282 g: x2 = 2,110 cm
Diâmetro efetivo do falante (medido de centro a centro da suspensão do cone): 16,7 cm

Obtenção de Vas:



Logo Vas = 37 litros.

Nenhum comentário: