terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Teste: Você tem fobia financeira?

18% dos homens e 23% das mulheres têm aversão por lidar com assuntos ligados a dinheiro e finanças pessoais. Veja se você é um deles


Olívia Alonso, iG São Paulo | 12/12/2011 05:45


Uma em cada cinco pessoas no mundo tem a chamada "fobia financeira", que é aversão por lidar com questões relacionadas a dinheiro, segundo o estudo "Investment Phobia" (Fobia de Investimentos), realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge. São pessoas que evitam conversar - ou até mesmo pensar - em assuntos que envolvem contas a pagar, planejamento financeiro, dívida ou investimentos.
Para identificar seu nível de aversão (ou habilidade) por assuntos ligados a dinheiro, o pesquisador Brendan Burchell, um dos criadores do termo fobia financeira, elaborou e cedeu ao iG o teste abaixo. Responda e veja dicas para melhorar sua relação com suas finanças pessoais:




Segundo os dados do estudo de Cambridge, que foi realizado em 43 países, incluindo o Brasil, o receio de não ter recursos para se sustentar financeiramente atinge 23% das mulheres e 18% dos homens, "ainda que em diferentes níveis de intensidade", comenta Aquiles Mosca, superintendente de investimentos do Santander e especialista em finanças comportamentais.
Mosca enfatiza que a fobia financeira não é uma doença, mas sim um termo usado pelos pesquisadores, e que entre os sintomas estão a aceleração cardíaca, a transpiração excessiva e o desconforto ao lidar com temas relacionados às finanças pessoais.


Nenhum comentário: