terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Aposentados, sim, mas com muito orgulho

Eles saíram - ou estão saindo - de linha, e ainda carregam bons argumentos de compra. Veja se algum desses seminovos faz sua cabeça

Ricardo Meier/ Ícaro Bedani | 20/2/2012 09:31

Chevrolet Astra
Divulgação
Embora antigo, o Astra ainda tem um bom custo-benefício

Não dá para reclamar da quantidade de lançamentos que chegarão ao Brasil em 2012 – só nossa contagem passa de 70 novidades entre modelos inéditos e reestilizações. Isso significa que muitos veículos até então bem conhecidos do consumidor passaram ou passarão a condição de aposentados – ao menos nas concessionárias dessas marcas.

Nada disso significa que eles perderam a aura de interesse. Há uma boa safra de carros no mercado de usados que alia um pacote generoso de equipamentos com preço mais acessível. Para mostrar alguns desses veículos que ainda atraem olhares apesar das rugas nos olhos, iG Carros separou oito modelos que saíram de produção recentemente ou estão com os últimos exemplares zero km sendo oferecidos nas lojas.
Chevrolet Astra – Advantage manual 2011 - Desvalorização no 1º ano: 11,6%

O “Astrão” é um exemplo de robustez na terceira idade. O motor 2.0 de 140 cv e 19,6 kgfm de torque cumpre bem seu papel e não deixa nada a desejar para os carros mais novos do mercado. Além disso, o espaço interno e a posição de dirigir lembram os bons tempos da Chevrolet. Uma das desvantagens, porém, é a desvalorização. Em um ano, você não perderia tanto dinheiro, porém, com o passar do tempo, ele vai para 13,5% e depois é ladeira abaixo.

Veja mais: galeria de fotos dos modelos aposentados

Chevrolet Vectra – Elegance automático 2011 - Desvalorização no 1º ano: 7,9%
O Chevrolet Vectra fez história no Brasil. E não é difícil encontrar pessoas que ainda procurem o sedã, mesmo sabendo que ele foi substituído pelo Cruze. A última geração que foi às lojas também esbanjava conforto e robustez. O bom motor 2.0 de 140 cv anda muito bem, porém, compensa de forma negativa no consumo elevado, principalmente nas versões com câmbio automático.

Fiat Stilo – Attractive 2011 - Desvalorização no 1º ano: 12,8%
Lançado em 2002, o Fiat Stilo foi por um bom tempo um dos sonhos de consumo de alguns jovens do país. O visual esportivo e a boa dirigibilidade, somado a algumas séries especiais, fizeram com que o hatch médio ganhasse um bom espaço nas vendas até 2010, quando sua produção foi descontinuada. Um dos casos que mais chocou o Stilo foi a roda traseira que “voava”, devido ao cubo de ferro que podia quebrar, gerando um recall. O motor 1.8 de 8V era bom e oferecia 114 cv, juntamente com o câmbio manual de 5 marchas. Vale lembrar que ele foi o primeiro carro a receber o câmbio automatizado Dualogic. Uma boa opção para quem pretende comprar um carro usado, porém, ainda em dia com o visual.

Honda Civic (8ª geração) – LXL automático 2011 - Desvalorização no 1º ano: 2,7%
O Civic lançado em 2006 tem uma grande vantagem. Como seu sucessor, lançado este ano, pouco mudou visualmente, quase ninguém vai dizer que ele envelheceu. O sedã tem um bom pacote tecnológico – motor i-VTEC, transmissão de cinco velocidades, airbags e ABS de série -, mas deve alguns itens mais recentes como ar dual-zone e Bluetooth. Também não é indicado para quem precisa levar muita bagagem – são apenas 340 litros, menor que o de alguns hatches. A versão LXL tem uma desvalorização bem pequena no primeiro ano, de 2,7%, segundo a Fipe.

Hyundai Azera – 3.3 2011 - Desvalorização no 1º ano: 17,7%
Se você já viu alguma propaganda da Hyundai, deve saber que, segundo a marca sul-coreana, este é o “melhor, dos melhores sedãs do mundo”. Bom, não é bem assim. O Azera é um bom carro, grande e espaçoso. O bom motor 3.6 V6 também vai muito bem. Porém, é preciso torcer para ele não quebrar, já que as peças são mais difíceis de serem encontradas. Outro problema claro é a desvalorização, a maior desta lista. A perda de dinheiro é iminente.
Hyundai Azera
Divulgação
Bem equipado e potente, sedã perde muito valor ano após ano

Kia Picanto – 1.0 automático 2011 - Desvalorização no 1º ano: 10,8%
Completo e compacto, o Kia Picanto é uma tacada certa para quem prefere um carro mais urbano, menos beberrão e mais jovem. Porém, ele padece dos mesmos problemas do Azera: as peças são caras, a revenda é complicada. Além disso, esta versão com câmbio automático não é tão ágil quanto a manual. Ele também é bem apertadinho e, caso você não seja uma pessoa solteira ou que ande no máximo em dois dentro do carro, o risco do aperto é grande. 
Peugeot 307
Divulgação
Peugeot 307: ainda belo, mas com desvalorização acentuada

Peugeot 307 – 2.0 Presence automático 2012 - Desvalorização no 1º ano: 5,7%
O Peugeot 307 é uma alternativa para quem preza pelo conforto e o status das marcas importadas, isso sem pensar em desvalorização ou manutenção. Ele foi vendido desde 2002 até 2011 e agora a Peugeot aguarda a chegada do novo 308 para substituí-lo. Por esse motivo, a desvalorização do hatch ainda é pequena, porém, ele padece do mesmo mal do Astra e chega a perder 14,7% em 3 anos. Ele leva bem quatro pessoas (apesar de ter lugar para cinco) e tem um porta-malas de 429 litros.

Volkswagen Jetta – 2.5 automático 2011 - Desvalorização no 1º ano: 14,6%
É claro que esses 14,6% aí em cima assustam. Mas, o Jetta antigo era uma bela máquina. O motor 2.5 20 V despejava 170 cv e 58,4 kgfm de torque, em conjunto com o câmbio Tiptronic . Nada mal para um alemão fora de linha. O entre-eixos de 2,58 m é modesto para o segmento, mas o bom acabamento e ótima lista de itens de série compensam. Um dos grandes problemas que rondam todos os carros da Volkswagen é o seguro. Neste caso não é diferente e é bom preparar o bolso.

Desvalorização segundo a Tabela Fipe

FONTE: IG CARROS

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