Veja quais são os veículos mais econômicos de 2012
Ranking de consumo do Inmetro avaliou mais de 50 modelos vendidos no Brasil em diversas versões. Fiat Mille segue como mais econômico
O Inmetro divulgou na semana passada a 4ª edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular que consiste na medição de consumo de diversos modelos à venda no país e na posterior classificação conforme sua eficiência energética.
A intenção é fornecer ao consumidor a mesma referência encontrada hoje em diversos eletrodomésticos com o uso da etiqueta que dá notas de A a E, de acordo com critérios estabelecidos pelo órgão governamental.
Na mais recente avaliação do Inmetro, o Fiat Mille, modelo mais barato do Brasil, voltou a ser considerado o mais econômico veículo disponível no mercado. O popular faz 8,9 km na cidade e 10,7 km na estrada com um litro de etanol e 12,7 km/l e 15,6 km/l com gasolina nas mesmas condições, segundo o Inmetro. Quem se aproximou de seu desempenho foi outro Fiat, o novo Uno, mas com motor 1.4.
Entre os modelos médios, o destaque foi o Honda Civic, ainda da geração anterior. O sedã na versão automática teve as médias urbanas de 7,3 e 10,5 km/l (etanol e gasolina) e rodoviárias de 10,5 e 13,4 km/l, pouco à frente dos rivais Corolla com motor 1.8 e Fluence, este 2.0.
Na outra ponta da lista estão o SUV Sorento e o Soul, da Kia, Ranger e EcoSport automático, da Ford, Camry, da Toyota, e Polo hatch e sedã, da Volkswagen. Estes dois últimos tiveram resultados bem aquém do esperado, afinal são compactos que usam motor 1.6 flex.
Marcas fujonas
É importante ressaltar que o Inmetro leva em consideração outros fatores para definir a nota, por essa razão alguns modelos maiores estão bem cotados mesmo com médias inferiores a certos compactos, por exemplo. As notas variam conforme os resultados de todos os modelos de uma categoria e por isso serão mantidas até 2015 onde houver pelo menos 10 veículos participantes. Para as categorias que não atingirem esse mínimo, os critérios mudarão anualmente, como tem ocorrido até hoje.
E também vale lembrar que o programa não é obrigatório. Nesta edição, Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen enviaram seus modelos para testes. Outras montadoras importantes, no entanto, ainda evitam expor seus veículos como Chevrolet, Citroën, Hyundai, Mitsubishi e Nissan, além das chinesas como JAC e Chery.
Marca | Modelo | Versões |
Motor
|
Câmbio
|
Marchas
|
A/C
|
Direção
|
Comb.
|
Cons. urb. (E)
|
Cons. urb. (G)
|
Cons. rod. (E)
|
Cons. rod. (G)
|
Classificação
|
Fiat | Uno | Mille Fire Economy |
1.0 litro 8V
|
manual
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
8,9
|
12,7
|
10,7
|
15,6
|
A
|
Fiat | Novo Uno | Economy Evo 2 portas |
1.4 litro 8V
|
manual
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
8,7
|
12,5
|
10,4
|
15,2
|
A
|
Fiat | Novo Uno | Economy Evo 4 portas |
1.4 litro 8V
|
manual
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
8,7
|
12,5
|
10,4
|
15,2
|
A
|
Fiat | Siena | Fire |
1.0 litro 8V
|
manual
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
8,2
|
12
|
9,8
|
14,1
|
A
|
Ford | Fusion | Hybrid |
2.5 litros 16V
|
CVT
|
sim
|
elétrica
|
gasolina
|
-
|
13,8
|
-
|
13,1
|
A
| |
Honda | Fit | DX, LX e LXL |
1.4 litro 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
8,1
|
11,8
|
9,2
|
13,3
|
A
|
Honda | Civic | LXS, LXL e EXS |
1.8 litro 16V
|
automático
|
5
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
7,3
|
10,5
|
10
|
13,4
|
A
|
Renault | Sandero | Authentique e Expression |
1.0 litro 16V
|
manual
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
8
|
12,1
|
8,8
|
13
|
A
|
Renault | Logan | Authentique e Expression |
1.0 litro 16V
|
manual
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
8
|
12,1
|
8,8
|
13
|
A
|
Renault | Fluence | Dynamique |
2.0 litro 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
6,8
|
10,2
|
9,2
|
14,1
|
A
|
Renault | Kangoo | Express |
1.6 litro16V
|
manual
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
6,1
|
9
|
7,4
|
10,9
|
A
|
Renault | Duster | Dynamique 4x4 |
2.0 litros 16V
|
manual
|
6
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
6,1
|
8,9
|
7,2
|
10,2
|
A
|
Toyota | Corolla | Gli e XLi |
1.8 litro 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
7
|
10,2
|
9,6
|
13,5
|
A
|
Toyota | Corolla | Gli e XLi |
1.8 litro 16V
|
automático
|
5
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
7,1
|
10,5
|
9,1
|
13,3
|
A
|
VW | Gol Ecomotion | 2 Portas |
1.0 litro 8V
|
manual
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
8,4
|
12
|
9,8
|
14,1
|
A
|
VW | Gol Ecomotion | 4 Portas |
1.0 litro 8V
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
8,4
|
12
|
9,8
|
14,1
|
A
| |
VW | Polo | BlueMotion |
1.6 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
7,4
|
10,8
|
10,5
|
15
|
A
|
VW | Saveiro | Cabine simples e estendida |
1.6 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
7,3
|
10,7
|
8,5
|
12,3
|
A
|
Fiat | Novo Uno | Vivace Evo 2 portas |
1.0 litro 8V
|
manual
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
8,3
|
12,3
|
9,4
|
14,5
|
B
|
Fiat | Novo Uno | Vivace Evo 4 portas |
1.0 litro 8V
|
manual
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
8,3
|
12,3
|
9,4
|
14,5
|
B
|
Fiat | Palio | Fire Economy 2 Portas |
1.0 litro 8V
|
manual
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
8
|
12,2
|
10,1
|
15,4
|
B
|
Fiat | Palio | Fire Economy 4 Portas |
1.0 litro 8V
|
manual
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
8
|
12,2
|
10,1
|
15,4
|
B
|
Fiat | Novo Palio | Attractive |
1.0 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
7,3
|
10,8
|
9,4
|
13,6
|
B
|
Fiat | Novo Palio | Attractive |
1.4 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
7,4
|
10,8
|
9,3
|
13,5
|
B
|
Fiat | Fiorino | Furgão |
1.3 litro 8V
|
manual
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
7,2
|
10,6
|
8,1
|
11,8
|
B
|
Fiat | Strada | Fire |
1.4 litro 8V
|
manual
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
7,3
|
10,6
|
8,2
|
12
|
B
|
Fiat | Doblo | Cargo |
1.4 litro 8V
|
manual
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
5,9
|
8,6
|
6,4
|
9,5
|
B
|
Fiat | Palio | Adventure Dualogic |
1.8 litro 16V
|
automatizado
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
6,4
|
9,9
|
7,3
|
10,9
|
B
|
Ford | Fiesta Sedan | SE |
1.6 litro16V
|
manual
|
5
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
7,5
|
11
|
9,3
|
13,9
|
B
|
Ford | Fiesta Hatch | SE HA |
1.6 litro16V
|
manual
|
5
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
7,5
|
11
|
9,3
|
13,9
|
B
|
Ford | Focus Hatch | HC |
1.6 litro 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
6,5
|
9,7
|
8,7
|
12,9
|
B
|
Ford | Focus Sedan | FC |
1.6 litro 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
6,5
|
9,7
|
8,7
|
12,9
|
B
|
Honda | City | DX, LX, EX e EXL |
1.5 litro 16V
|
automático
|
5
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
7,5
|
11,2
|
8,3
|
14
|
B
|
Honda | Civic | LXS e LXL |
1.8 litro 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
6,8
|
10,2
|
9
|
12,2
|
B
|
Kia | Cerato | EX, LX e SX |
1.6 litro 16V
|
manual
|
6
|
sim
|
hidráulica
|
gasolina
|
-
|
9,9
|
-
|
12,7
|
B
|
Kia | Cerato | EX, LX e SX |
1.6 litro 16V
|
automático
|
6
|
sim
|
hidráulica
|
gasolina
|
-
|
9,9
|
-
|
12,3
|
B
|
Renault | Duster | Dynamique 4x2 |
2.0 litros 16V
|
manual
|
6
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
6,7
|
9,9
|
7,8
|
11,2
|
B
|
VW | Gol G4 | 2 Portas |
1.0 litro 8V
|
manual
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
7,6
|
11,1
|
9
|
13,2
|
B
|
VW | Gol G4 | 4 Portas |
1.0 litro 8V
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
7,6
|
11,1
|
9
|
13,2
|
B
| |
VW | Gol | 1.0 |
1.0 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
7,4
|
10,8
|
9,5
|
14,1
|
B
|
VW | Gol | 1.6 |
1.6 litro 8V
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
7,3
|
10,7
|
9,4
|
13,7
|
B
| |
VW | Gol | I-Motion |
1.6 litro 8V
|
automatizado
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
7,3
|
10,7
|
9,5
|
13,6
|
B
|
VW | Voyage | 1.0 |
1.0 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
7,4
|
10,8
|
9,5
|
14,1
|
B
|
VW | Voyage | 1.6 |
1.6 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
7,3
|
10,7
|
9,4
|
13,7
|
B
|
VW | Voyage | I-Motion |
1.6 litro 8V
|
automatizado
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
7,3
|
10,7
|
9,5
|
13,6
|
B
|
Fiat | Uno | Mille Way Economy |
1.0 litro 8V
|
manual
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
8,4
|
12,1
|
9,5
|
13,6
|
C
|
Fiat | Siena | EL |
1.0 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
7,4
|
10,4
|
8,8
|
12,8
|
C
|
Fiat | Siena | EL |
1.4 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
7,1
|
10,6
|
8,8
|
13,2
|
C
|
Fiat | Strada | Fire Cabine Estendida |
1.4 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
7,1
|
10,6
|
7,7
|
11,5
|
C
|
Fiat | Strada | Trekking |
1.4 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
7
|
10,3
|
7,6
|
11,2
|
C
|
Fiat | Strada | Trekking Cabine Estendida |
1.4 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
7
|
10,3
|
7,6
|
11,2
|
C
|
Fiat | Palio | Adventure |
1.8 litro 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
6,3
|
9,4
|
7,4
|
11
|
C
|
Fiat | Strada | Adventure |
1.8 litro 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
6,5
|
9,3
|
7,3
|
10,6
|
C
|
Fiat | Strada | Adventure Cabine Dupla |
1.8 litro 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
6,5
|
9,3
|
7,3
|
10,6
|
C
|
Fiat | Strada | Adventure C Dupla Dualogic |
1.8 litro 16V
|
automatizado
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
6,6
|
9,9
|
7
|
10,4
|
C
|
Fiat | Doblo | Essence |
1.8 litro 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
5,7
|
8,2
|
6,4
|
9,4
|
C
|
Ford | Ka | Base |
1.0 litro 8V
|
manual
|
5
|
não
|
manual
|
flex
|
8,1
|
11,6
|
9,2
|
13,5
|
C
|
Ford | Ka | Pulse e Class |
1.0 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
manual
|
flex
|
8,1
|
11,6
|
9,2
|
13,5
|
C
|
Ford | Courrier | L e LX |
1.6 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
manual
|
flex
|
7
|
9,7
|
8,4
|
12,1
|
C
|
Ford | Ecosport | 4WD |
2.0 litro 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
5,3
|
7,9
|
6,3
|
9,2
|
C
|
Ford | Ecosport | XL, XLS, XLT e Freestyle |
1.6 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
6,4
|
9,1
|
7,5
|
11,2
|
C
|
Honda | Fit | EX e EXL |
1.5 litro 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
7,6
|
11,3
|
8,5
|
12,2
|
C
|
Honda | City | DX, LX, EX e EXL |
1.5 litro 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
7,6
|
10,9
|
8,7
|
12,5
|
C
|
Kia | Picanto | LX e EX |
1.0 litro 12V
|
manual
|
5
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
8,3
|
12
|
9,1
|
13,4
|
C
|
Kia | Picanto | LX e EX |
1.0 litro 12V
|
automático
|
4
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
8,3
|
11,4
|
9,4
|
13,1
|
C
|
Kia | Sportage | LX e EX |
2.0 litros 16V
|
automático
|
6
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
6
|
8,9
|
7,4
|
11,2
|
C
|
Peugeot | 207 HB | XR e XR S |
1.4 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
6,8
|
10,6
|
8,7
|
13,7
|
C
|
Peugeot | 207 Passion | XR e XR S |
1.4 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
6,8
|
10,6
|
8,7
|
13,7
|
C
|
Peugeot | 207 SW | XR e XR S |
1.4 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
6,8
|
10,6
|
8,7
|
13,7
|
C
|
Renault | Clio | Campus |
1.0 litro 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
8,6
|
11,5
|
9,2
|
14,5
|
C
|
Renault | Symbol | Expression e Privilege |
1.6 litro 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
7,5
|
10,8
|
8,4
|
12,8
|
C
|
Renault | Megane Grand Tour | Expression e Dynamique |
1.6 litro 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
6,3
|
9,7
|
8,2
|
12,8
|
C
|
Toyota | RAV4 | - |
2.4 litros 16V
|
automático
|
4
|
sim
|
elétrica
|
gasolina
|
-
|
7,7
|
-
|
9,7
|
C
|
VW | Kombi | - |
1.4 litro 8V
|
manual
|
4
|
não
|
manual
|
flex
|
5,7
|
8,4
|
6,1
|
9
|
C
|
Fiat | Novo Uno | Attractive Evo |
1.4 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
7,3
|
10,6
|
9,1
|
13,3
|
D
|
Fiat | 500 | Cult |
1.4 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
7,2
|
11
|
8,4
|
12,8
|
D
|
Fiat | 500 | Cult Dualogic |
1.4 litro 8V
|
automatizado
|
5
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
7,5
|
11,3
|
8,5
|
13
|
D
|
Fiat | Idea | Adventure |
1.8 litro 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
5,9
|
8,8
|
6,7
|
9,9
|
D
|
Ford | Ecosport | XLT e Freestyle |
2.0 litros 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
5,5
|
8,6
|
7,2
|
10,7
|
D
|
Honda | Fit | DX, LXL e EX |
1.4 litro 16V
|
automático
|
5
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
6,6
|
11
|
8,5
|
12,5
|
D
|
Honda | Fit | EX e EXL |
1.5 litro 16V
|
automático
|
5
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
6,8
|
10,5
|
8,2
|
12,2
|
D
|
Kia | Sportage | LX e EX |
2.0 litros 16V
|
manual
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
5,8
|
8,5
|
6,9
|
10,3
|
D
| |
Peugeot | 3008 | Allure e Griffe |
1.6 litro 16V
|
automático
|
6
|
sim
|
elétrica
|
gasolina
|
-
|
8,8
|
-
|
11,1
|
D
|
Peugeot | RCZ | - |
1.6 litro 16V
|
automático
|
5
|
sim
|
elétrica
|
gasolina
|
-
|
8,4
|
-
|
12
|
D
|
Peugeot | 308 | - |
1.6 litro 16V
|
automático
|
5
|
sim
|
elétrica
|
gasolina
|
-
|
8,2
|
-
|
12
|
D
|
Ford | Ranger | Cabine Simples |
2.3 litros 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
gasolina
|
-
|
7,3
|
-
|
9
|
E
|
Ford | Ranger | Cabine Dupla |
2.3 litros 16V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
gasolina
|
-
|
7,3
|
-
|
9
|
E
|
Ford | Ecosport | XLT e Freestyle |
2.0 litros 16V
|
automático
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
5,2
|
8
|
7
|
10
|
E
| |
Kia | Soul | LX e EX |
1.6 litro 16V
|
manual
|
6
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
7
|
10,3
|
8
|
11,8
|
E
|
Kia | Soul | LX e EX |
1.6 litro 16V
|
automático
|
6
|
sim
|
elétrica
|
flex
|
6,5
|
9,6
|
7,6
|
11,1
|
E
|
Kia | Sorento | LX e EX |
2.4 litros 16V
|
automático
|
6
|
sim
|
hidráulica
|
gasolina
|
-
|
6,9
|
-
|
7,9
|
E
|
Toyota | Camry | XLE |
3.5 litro 24V
|
automático
|
5
|
sim
|
elétrica
|
gasolina
|
-
|
7,5
|
-
|
10,2
|
E
|
VW | Polo | 1.6 |
1.6 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
6,2
|
9,4
|
8,1
|
12,1
|
E
|
VW | Polo Sedan | Comfortline |
1.6 litro 8V
|
manual
|
5
|
sim
|
hidráulica
|
flex
|
6,2
|
9,4
|
8,1
|
12,1
|
E
|
FONTE: IG CARROS
Nenhum comentário:
Postar um comentário