sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Saiba como evitar prejuízos com os pacotes de Carnaval

Overbooking em voos e hotéis é a principal dificuldade enfrentada por turistas; especialistas recomendam contratos detalhados


João Paulo Nucci, especial para o iG | 10/02/2012 05:45


A paulistana A.D.S. não economizou no Carnaval de 2010. Recém-saída de uma fase complicada na vida pessoal, ela escolheu um resort de primeira linha em Maceió para descansar com o marido e o filho pequeno. A viagem, porém, virou um pesadelo.
Os problemas começaram já no voo, que foi desviado para Campinas sem qualquer explicação. Duas horas depois, o avião partiu enfim rumo ao Nordeste. Chegando à capital alagoana, a família de Laura foi informada de que o resort escolhido estava sem vagas e que eles seriam encaminhados para outro estabelecimento.


Leia: Indústria do carnaval calcula perdas com greve e teme falta de 'plano B'


Já era madrugada quando Laura e outras cinco famílias que estavam na mesma situação descobriram que o hotel oferecido como substituto era de nível muito inferior ao adquirido no pacote, cuja diária era de R$ 650. O grupo decidiu não aceitar a proposta e, após negociar durante horas com a gerência do resort e com os agentes de turismo locais, resolveram procurar a polícia para tentar resolver a situação.


Também:
Fique zen neste carnaval
Albergues são opção para gastar pouco no carnaval


No fim das contas, os turistas de São Paulo conseguiram ser aceitos pelo resort para o qual haviam reservado vagas apenas quando chegaram ao local com escolta policial. Ainda assim, os quartos só foram liberados às 11h da manhã do dia seguinte, após uma noite de muita tensão. A operadora de turismo responsável pelo pacote ofereceu apenas o desconto de uma diária como compensação pelo transtorno.
A história de A.D.S, relatada no site Reclame Aqui, acontece com muita frequência durante os períodos de grande procura por pacotes de viagens, como o Carnaval. Ela foi vítima de uma falha da companhia aérea, que fez uma parada sem avisar com antecedência aos passageiros, e de uma prática muito comum entre hotéis: o overbooking, que consiste na venda antecipada de quartos acima da capacidade do hotel. Com isso, os estabelecimentos tentam evitar prejuízos com as eventuais desistências de última hora, mas criam o risco de não ter como atender a todos os hóspedes.


Veja: Mapa do Carnaval no Brasil


Para evitar transtornos desse tipo, é preciso muita atenção na hora de fechar o pacote. Primeiro, é preciso desconfiar de promoções aparentemente muito vantajosas, com preços excepcionalmente baixos. Tente se certificar de que a agência é idônea e de que a oferta é real. Consulte o Procon para saber se a empresa não é alvo frequente de reclamações.
“Guarde sempre as propagandas e os folders sobre o pacote”, diz o presidente da Associação Brasileira dos Consumidores e Mutuários, Lyncoln Hebert da Silva. “Após fazer o pagamento, exija o recibo dos valores pagos, as passagens com os horários marcados e os comprovantes de reservas nos hotéis.”


Mais:
Pacotes para o Carnaval 2012 – Norte e Centro-Oeste
Pacotes para o Carnaval 2012 – Nordeste


Uma cartilha preparada pela Fundação Procon de São Paulo para o Carnaval de 2012 indica também a necessidade de o consumidor assinar um contrato (ou, no mínimo, uma ficha com o roteiro detalhado) com a agência vendedora. Preste atenção especial nas cláusulas que possam criar situações como as enfrentadas por A.D.S., como as que preveem a mudança no local de hospedagem ou no meio de transporte escolhido.


Leia:
Pacotes para o Carnaval 2012 – Sudeste
Pacotes para o Carnaval 2012 - Sul


O Procon também indica que o turista deve tentar registrar quaisquer problemas que enfrentar durante a viagem, com a produção de fotos e vídeos. Esse material pode ajudar posteriormente, numa eventual ação rescisória.
Se estiver indo para o exterior, não se esqueça de prestar atenção no câmbio e nos gastos com o cartão de crédito (que é suscetível às variações no preço da moeda). Variações bruscas no valor do real podem causar prejuízos aos turistas. Também não deixe de verificar se é preciso tomar alguma vacina, tirar visto ou buscar autorização para entrada no destino escolhido. E bom Carnaval.
 

Nenhum comentário: