segunda-feira, 23 de abril de 2012

Facebook, MSN, Twitter e Gtalk num só lugar

Veja cinco programas para se comunicar com amigos em várias redes ao mesmo tempo

Mauricio Coelho, para o iG Tecnologia |

Quando a internet se popularizou, em meados dos anos 90, os mensageiros instantâneos (IM) logo se tornaram uma febre mundial. Os pioneiros de maior destaque na época foram o ICQ e o AIM.

Mesmo com o crescimento das redes sociais (Twitter e Facebook), muitos usuários continuam a usá-los como meio de comunicação na internet.

O lado ruim desta variedade se deve ao fato de cada um destes programas clientes terem seu próprio protocolo de comunicação. Assim, para aqueles que possuem uma conta em cada, há a necessidade da instalação do aplicativo de cada desenvolvedor.

Porém este inconveniente foi contornado com a criação dos agregadores. Estes nada mais são do que programas que unem num só lugar todos os seus mensageiros instantâneos. Algum deles até permitem o acesso ao status de suas redes sociais. O iG elaborou uma lista com cinco agregadores.

Confira:
Trillian também permite acesso a e-mails. Foto: ReproduçãoMeebo funciona por meio da web e dispensa instalação de programa. Foto: ReproduçãoPublicidadePidgin é um agregador rápido e leve. Foto: ReproduçãoDigsby permite atualizar perfis em redes sociais. Foto: ReproduçãoNimbuzz permite fazer ligações por meio de VoIP. Foto: Reprodução
1 – Trillian
Desenvolvido pela Cerulean Studios, o Trillian é um excelente mensageiro. Com ele é possível se conectar a serviços como ICQ, Yahoo! Menssenger, Skype, IRC, MSN, Bonjour, XMPP e outros. No caso dos chats de redes sociais, o Trillian é compatível com Facebook, Twitter e MySpace.
Um excelente recurso extra deste cliente de IM é a possibilidade de configurar e ver contas de e-mail IMAP e POP3. Todos os dados são armazenados de forma criptografada (AES) no computador. O Trillian é fornecido para diferentes sistemas operacionais (Windows, OS X, Android e Blackberry).
E também poder ser usado diretamente de um navegador de internet. Em ambos os caso é necessário criar uma conta no site do desenvolvedor.



2 – Meebo
Criado em 2005, o Meebo é um dos mais conhecidos web messengers da atualidade. Com ele fica fácil se manter conectado com os amigos em diferentes serviços de IM. Alguns destes são: Google Talk, Yahoo! Messenger, MSN, Jabber e ICQ. É possível logar em cada um individualmente ou criar uma conta e acessar todos automaticamente.
Um recurso interessante do Meebo é a possibilidade de integrar em seu site um widget fornecido pelo desenvolvedor para realizar conversas diretas com clientes ou amigos. Também destaca-se uma versão nativa do aplicativo que roda nos dispositivos móveis com Android e uma outra para iOS.


3 – Pidgin
O Pidgin é um cliente de IM multiplataforma. Trata-se de um programa de código aberto, fornecido em mais de 70 idiomas. Uma de suas vantagens é a de ser um aplicativo muito leve e com uma interface bem simples. Ele é um dos poucos a rodar também no Linux, fora Windows e OS X.
Além de ser compatível com quase todos os IMs mais conhecidos, o Pidgin pode se conectar a outros serviços como: Zephyr, XMPP, Gadu-Gadu, MXit, Novell GroupWise Messenger e outros. Além das funções básicas de chat e transferência de arquivos, outras funções podem ser acrescentadas com a instalação de plug-ins.



4 – Digsby
Para aqueles que procuram um bom agregador para suas redes sociais e IMs, o Digsby é um ótimo candidato. Com ele torna-se possível atualizar de um só lugar seu status do Linkedin, Twitter, Facebook e MySpace. Fora isto, o programa se conecta aos seguintes serviços de mensageiro instantâneo: Yahoo! Messenger, ICQ, Jabber, Google Talk, MSN e outros tantos.
O Digsby também conta com um gerenciador de diferentes tipos de contas de e-mail (Hotmail, Gmail, Yahoo, IMAP e POP3). E seu sistema de notificação de novas mensagens na barra de tarefas é muito simples e eficaz. Um recurso diferenciado no Digsby é a possibilidade de enviar mensagens SMS diretamente do seu aplicativo.
Sua maior limitação está no fato de ser oferecido somente para o Windows. Mas o site do desenvolvedor informa que versões para o Mac e Linux logo estarão disponíveis.



5 – NimBuzz
O Nimbuzz é um dos agregadores mais confiáveis para as plataformas móveis. Não é à toa que recebeu críticas positivas de revistas e blogs especializados no assunto. Ele também é oferecido para diferentes navegadores e sistemas operacionais (Symbian, Windows, iOS, OS X, Android e outros).
Com ele é possível fazer ligações Voip para telefones fixo e celulares a partir de smartphones. Sua compatibilidade se estende aos seguintes serviços e rede sociais: Twitter, Facebook, Yahoo! Messenger, MSN, Google Talk, Hyves e outros. Após cadastramento das contas, um único login é necessário. E todos seus amigos serão exibidos numa única lista de contatos. Outro recurso interessante é a possibilidade de chamadas com vídeo entre usuários do Nimbuzz.

Baixe o Nimbuzz no Superdownloads


fonte: IG TECNOLOGIA

Nenhum comentário: