quarta-feira, 25 de abril de 2012

Raça do cachorro revela personalidade do dono, diz estudo

 

Pesquisador inglês diz que pessoas escolhem cães de estimação que refletem suas próprias características

NYT |

Uma nova pesquisa da Universidade de Bath Spa, na Inglaterra, diz que traços de personalidade, como extroversão, amabilidade e estabilidade emocional, estão ligados à raças especificas de cachorros. Apresentado na Sociedade Britânica de Psicologia e feito com mil proprietários desses animais, o estudo sugere ainda que os donos escolhem bichos que refletem suas próprias características. “Os dados indicam que é possível prever a personalidade de uma pessoa baseando-se na raça de cão que ela tem”, explica o pesquisador Lance Workman, que liderou o trabalho.

Foto: Thinkstock PhotosQuer saber como é a personalidade de alguém? É só ver o cachorro dela, diz estudo inglês

De acordo com Workman, os donos, inconscientemente, se sentem atraídos pelos comportamentos que cada raça encarna. “Sem dúvida, a escolha é relacionada com o estilo de vida dos proprietários”, acrescenta o pesquisador britânico.

A universidade inglesa organizou os animais em sete grupos: cães farejadores (como o golden retrivier), cães de caça (galgos), cães de pastoreio (pastores-alemães), cães de terra (bull terrier Staffordshire), cães de companhia (chihuahua), cães utilitários (buldogues) e cães de guarda (dobermans). A partir dessa divisão, os pesquisadores classificaram os tipos de comportamentos humanos relacionados aos grupos de raças de cães.

Os dados do estudo ainda são preliminares, mas os pesquisadores já revelaram alguns cruzamentos de tipos de personalidade humanas com as raças caninas: Confira cinco deles:


Extrovertidos: pessoas expansivas costumam escolher cães de pastoreio e utilitários, como os buldogues, border-collies e pastores-alemães.
Foto: Thinkstock PhotosPessoas comunicativas preferem cães da raça pastor alemão
Amigáveis: quem tem alto grau sociabilidade gosta de cachorros farejadores e de companhia, como o golden retrivier, o cocker spaniel e o chihuahua.
Foto: Thinkstock PhotosO pequeno chihuahua agrada as pessoas de temperamento mais amigável
Responsáveis: este tipo de pessoa costumar preferir cães de companhia, utilitários e farejadores, como o chihuahua, o buldogue e o golden retrivier.
Foto: Thinkstock PhotosQuem tem o senso de responsabilidade aguçado costuma escolher buldogues como cães de estimação
Estáveis: individuos com mais equílibrio emocional escolhem cães de caça, como os galgos e os beagles.
Foto: Thinkstock PhotosOs fofos beagles chamam atenção das pessoas de forte equílibrio emocional
Experimentadores: pessoas abertas a novas experiências preferem cães de companhia, como o chihuahua e o pequinês.
Foto: Thinkstock PhotosOs delicados cães do tipo pequinês atraem pessoas que gostam de coisas novas
fonte: IG

Nenhum comentário: