Com visual chamativo e alguns recursos off-road, modelos são porta de entrada para o mundo dos utilitários esportivos
Divulgação
Volkswagen CrossFox
Veja também: galeria de fotos dos aventureiros
leves
Hoje, no Brasil, temos pouco mais de 20 automóveis com apelo off-road, que
vão desde hatches com suspensão elevada, como o Uno
Way, até crossovers com porte de SUV, como o EcoSport. iG Carros
listou os principais modelos desse nicho e destaca as qualidades, defeitos e o
preço de cada um.
Até R$ 45 mil: Os aventureiros de entrada
Parece estranho, mas existe sim um grupo de carros com apelo off-road e preço
de carro de entrada. O primeiro deles é o Fiat Uno Way (o novo), que oferece
duas opções de carroceria – duas e quatro portas – e motor (1.0 Evo e 1.4
Evo).
O modelo está dentro da proposta com para-choques, moldura dos para-lamas e
borrachões das portas em plástico puro. Além disso, a marca italiana também
aumentou levemente sua altura em relação ao solo, mas não tente colocar seus
pneus na lama, pois você corre o risco de ficar por ali mesmo. Seus preços
partem de R$ 27.990 e seu principal concorrente é o Gol
Rallye.
Falando nele, o compacto da Volkswagen também prova que consegue
apelar na maquiagem. O conjunto já é conhecido: para-choques, borrachões, rodas
e ajuste da suspensão da Saveiro Cross, assim como o já "cansado"
motor 1.6 8V que desenvolve 104 cv com álcool e 101 cv com gasolina. Aqui o
"embelezamento" custa R$ 43.950.
Além desses dois, existe também o Renault Sandero Stepway. Ele usa do mesmo
mecanismo que seus concorrentes para atrair olhares. Mas tem alguns diferenciais
neste modelo: além de oferecer um amplo espaço interno – principalmente para os
passageiros do banco de trás – a Renault disponibiliza uma versão com câmbio
automático e o motor 1.6 16V é mais potente que o da Volks (são 107 cv com
gasolina e 112 cv com etanol). Os preços começam em R$ 43.990
para o manual e R$ 47.990 para o automático.
De R$ 45 a R$ 55 mil: Classe emergente
Nessa faixa de preço, o consumidor tem boas opções, mas que podem deixá-lo
confuso na hora da compra. É possível levar para casa desde um hatch até um
"quase" SUV, passando por perua com vocação para encarar trilhas leves e até
multivan com protetor de faróis. Este último é um carro que quase ninguém vê nas
ruas, já saiu de linha no Brasil e voltou, mas até agora não sabe o que veio
fazer em nosso mercado - trata-se do Peugeot Partner Escapade.
Na teoria o modelo concorre com o Fiat Doblò Adventure, mas na prática custa
quase R$ 20 mil a menos que o carro italiano. Ele possui protetores nos faróis,
borrachões nos para-lamas e para-choque diferenciado, mas em contra-partida está
uma geração defasado em relação ao europeu. O motor que equipa essa versão é o
1.6 16V que rende 113 cv e a marca francesa pede R$ 45.700 por
ele.
Ainda falando em Peugeot, existe o 207
Escapade. A perua aventureira, que está agonizando em vendas, se
diferencia da versão civil pelas alterações na suspensão, uso de máscara negra
nos faróis, lanternas translúcidas e plásticos pela carroceria. O conjunto
mecânico é o mesmo da multivan da marca e seu preço começa em R$
46.690.
Por dois mil reais a mais você pode levar o EcoSport. Não é bem um SUV, mas aqui você
pode levar algo além de blush, rímel e batom, isso porque o crossover
da Ford possui formas que remetem a
utilitários esportivos da década de 90. Além disso, o modelo tem duas opções de
motor (1.6 e 2.0), câmbio (manual de cinco e automático de quatro marchas) e
ainda oferece a opção de tração 4WD. Os preços começam em R$
48.490, mas vale lembrar que o carro muda nos próximos meses,
então fique esperto no desconto.
Seguindo o mesmo conceito do crossover norte-americano tem um francês que
vira e mexe ameaça o seu trono. Estamos falando do Renault Duster, o primeiro
concorrerente direto do Eco. O carro possui o mesmo conjunto mecânico do Sandero
Stepway, também tem opção de câmbio automático, além da tração 4WD e seu preço
inicial é de R$ 51.800.
Divulgação
Peugeot 207 Escapade
Saindo dos crossovers compactos e indo para os familiares metidos a
valentes, temos opções interessantes, começando pelo Citroën Aircross. O modelo tem um jeito
“quadradão”, mas que não chega a ser feio. O interior é moderno, o motor é o já
conhecido 1.6 16V do C3 e, além disso, a minivan ainda pode
receber câmbio automático de quatro marchas. Seu preço começa em R$
54.350.
Diferente do modelo francês, a Fiat Idea Adventure é o modelo que mais se
atreve de fato a entrar na lama, isso se o carro estiver equipado com o sistema
Locker (bloqueio de diferencial). Além disso, ele é todo “plastificado” e tem um
pneu (nada prático, é verdade) pendurado na tampa do porta-malas, o que ressalta
sua imagem off-road. O veículo conta com suspensão elevada, bússola e
inclinômetros e, além disso, é o único dessa listagem que possui teto solar
panorâmico (opcional). O preço parte de R$ 54.890.
Permanecendo na linha Adventure, vamos falar agora da gênesis desse nicho, o
Fiat Palio Adventure. Lançado em 1999 e com três plásticas no histórico, o
modelo italiano tem fãs fieis. O veículo também pode ser equipado com o sistema
Locker e tem à sua disposição a transmissão automatizada Dualogic. A Fiat pede
R$ 54.580 pela Weekend maquiada, mas esse preço pode subir para
quase R$ 65 mil completa.
Ainda nessa faixa de preço tem o CrossFox, que é um bom exemplo de
como se deve fazer a parte estética de um carro comum se parecer um fora de
estrada. O modelo, que foi reestilizado em 2009, teve como fonte de inspiração,
além da nova geração do Polo, a linha “Cross” vendida na Europa. A
receita não foi alterada em relação ao modelo lançado em 2005: suspensão
elevada, estepe dificultando a abertura do porta-malas, borrachões nos
para-lamas, parte do para-choque dianteiro em plastico preto e o traseiro com
apliques que imitam aço escovado. O preço cobrado pelo modelo é de R$
50.530.
Acima de R$ 55 mil: concorrentes do Tucson
No meio termo entre minivan e perua off-road está a Volkswagen SpaceCross. Ela usou da receita
do CrossFox - conjunto mecânico, apetrechos visuais (menos estepe na tampa do
porta-malas) e a sacada de suspensão elevada - para tentar vender alguma coisa.
Tentou, mas até agora não mostrou o que a marca queria ver. Ela até vem bem
equipada, mas o preço cobrado por ela não ajuda muito - R$
58.735.
Divulgação
Fiat Doblò Adventure
Concorre com o carro alemão o Nissan Livina X-Gear que custa R$
55.990. Por esse valor, o modelo já traz diversos itens de série, como
ar-condicionado digital, bancos em couro e vidros, travas e retrovisores
elétricos. Ele é equipado com o motor 1.8 16V que desenvolve até 126 cv com
etanol, mas tem um detalhe: esse modelo só pode ser adquirido com câmbio
automático.
Fechando a listinha, apresentamos o aventureiro mais caro de todos. Partindo
de R$ 65.260, o Fiat Doblò Adventure é de longe o carro mais
versátil deste guia de compra. O carro possui porta-malas de mais 600 litros,
junto com o Idea, oferece o motor mais potente do nicho, o E-torQ 1.8 16V de 132
cv com etanol e 130 com gasolina, além de poder ser equipado com o sistema
Locker. De série traz trio elétricos, airbag, ABS com EBD e sexto assento
suplementar. Com todos os opcionais o valor do utilitário pode chegar a quase
R$ 73 mil, preço pedido por um Mitsubishi Pajero TR4, por exemplo.
Lá fora...
A moda começou no Brasil, mas se espalhou pelo mundo. Se você fizer uma breve
pesquisa na internet encontrará modelos com apelo off-road sendo
comercializados na Europa, Japão e China, por exemplo. Entre eles estão
Volkswagen CrossPolo e CrossGolf, Fiat Panda Cross e Sedici e os chineses
Brilliance FRV Cross e Geely LC GX2 (conhecido por lá como Panda).
Fonte: IG Carros
Nenhum comentário:
Postar um comentário