quinta-feira, 17 de maio de 2012

CONFIRA 5 DICAS PARA VOCÊ COMEÇAR UM NEGÓCIO DIGITAL

GURU DO VALE DO SILÍCIO DÁ CINCO DICAS PARA COMEÇAR UM NEGÓCIO DIGITAL.
Dave McClure, que ajudou a criar mais de 300 empresas virtuais, participou de evento em São Paulo

Pedro Carvalho, iG São Paulo | 17/05/2012 05:55:32

iG São Paulo

McClure: é preciso colocar a ideia no ar rápido, mesmo com falhas, diz ele
No Vale do Silício (EUA), Dave McClure é uma mistura de empreendedor digital (aqueles que inventam negócios), investidor-anjo (que pagam por eles) e guru da inovação. Após fundar e vender a Aslon Computing, trabalhou para empresas como Intel, Microsof e PayPal. Depois fundou um dos mais respeitados fundos de investimento da região de San Francisco (EUA), a 500Startups, que já ajudou mais de 300 companhias a saírem do papel.

Nesta semana, assim como fez há um ano, McClure convocou cerca de 50 “nerds” da vizinhança para vir ao Brasil, ver as novidades da cena digital. O projeto “Geeks on a plane” (“nerds num avião”, em inglês) reuniu mentes criativas – e bolsos generosos – de todo País na tarde de quarta-feira (16), em São Paulo. Após sua palestra, ele disse ao iG quais as cinco coisas que alguém deve ter na cabeça para ter sucesso numa empreitada nos negócios virtuais.



1) Fale com os clientes.

Sejam quem forem os usuários de sua futura empresa, converse com eles – não somente online, mas no mundo real – para entender quais os problemas e preferências que possuem. “Descubra as questões que o site – ou rede social, aplicativo etc – terá de resolver na prática, não só na teoria”, diz McClure.
 


2) Tenha certeza de que alguém no time que você recrutar será capaz de construir – digitalmente falando – o negócio.

“As empresas precisam de um hacker, um hustler (espécie de cafetão, em tradução livre) e um hipster (um cara descolado). Para, respectivamente, codificar, vender e desenhar o projeto”, afirma o guru.
 


3) Entenda como usar as plataformas de distribuição e aquisição de clientes.

No mundo digital, esse termos significam canais como o Google, o YouTube, o Twitter e o Facebook. Muitos “nerds” altamente capacitados, segundo McClure, sabem como desenvolver o projeto, mas pecam ao não usar da melhor forma os caminhos para leva-lo aos clientes.



4) Coloque a ideia no ar o mais rápido que conseguir, mesmo se não estiver completamente lapidada.

 “Não gaste muito tempo e dinheiro tentando deixar o negócio sem falhas, porque ele terá falhas de qualquer forma – e é preciso ir ao mercado para percebê-las”, diz o americano. “Suas primeiras dez tentativas estarão erradas, mas você precisará delas para acertar na décima primeira.”


5) Por fim, um conselho que quase contradiz a primeira dica da lista. É melhor medir e assistir ao comportamento dos usuários

, diz McClure, do que perguntar a eles como o site deveria ser. Isso porque muitas vezes eles estarão errados. Contraditório? Não, afirma o guru. “Ouvir é fundamental, mas nem por isso deve-se acreditar em tudo. Pergunte coisas, mas prefira medir o comportamento. Não precisa medir tudo, apenas os dados que ajudarão você a tomar decisões.”



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“A maioria dos projetos nos quais investimos falha, mas é ok, incluímos isso no nosso modelo de negócios”, diz Dave. O fundo compensa os erros apostando pequenas quantias em muitos empreendedores. Eventualmente, acham uma ideia como o slideshare, plataforma de apresentações online: foram necessários US$ 3,5 milhões para erguer a companhia, depois vendida por US$ 120 milhões.

Na palestra, Dave também ressaltou que atualmente é preciso menos dinheiro para colocar um projeto no ar. Segundo ele, se gasta menos com servidores e software, por ser possível hospedar dados na “nuvem” e usar programas com códigos abertos. "Se você souber programar, talvez não gaste nada", afirma.

“O importante é colocar logo a ideia no ar, chegar ao ponto em que pessoas reais usam o produto. Entre três e seis meses é o tempo ideal para lançar o que chamamos de Mínimo Produto Viável e medir o retorno no mundo real”, diz Dave.

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FONTE: IG ECONOMIA

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