terça-feira, 8 de maio de 2012

Extratos da poupança começam a ser emitidos com a nova regra

SÃO PAULO - Os poupadores que possuem conta poupança já devem começar a receber os extratos da conta considerando as novas regras anunciadas na semana passada.


Segundo a nova regra, os bancos serão obrigados a diferenciar o saldo dos depósitos efetuados na caderneta de poupança até o dia 3 de maio de 2012 e aqueles feitos a partir do dia 4 de maio, data em que entrou em vigor a nova remuneração da caderneta. A informação consta na Medida Provisória publicada na última sexta-feira (4) no DOU (Diário Oficial da União).



Privado

De acordo com o Bradesco, a partir de hoje (8), seus clientes deverão receber o documento contendo o saldo total, o valor da poupança antiga e o valor com as novas regras, previstas na Medida Provisória 567.

Segundo a Instituição, o valor sacado será retirado prioritariamente do saldo dos depósitos realizados a partir de 4 de maio. Somente depois que o saldo antigo se esgotar é que os saques serão descontados do saldo mais recente.




Públicos

Já o Banco do Brasil explicou que no caso dos saldos existentes até 3 de maio, não houve mudanças no rendimento, mas o poupador não poderá mais realizar depósitos na conta antiga. Dessa forma, os novos depósitos serão registrados de forma separada das cadernetas de poupança antigas.

De acordo com o BB, o cliente que realizar depósitos a partir de 4 de maio passa a ter duas variações de poupança – a 01 (regra antiga) e a 51 (regra nova). “Assim, se ele tinha a variação 01, agora passa a ter a variação 51 também. E, ao solicitar um extrato, independentemente da variação escolhida, ele receberá em um mesmo documento os extratos das duas variações da poupança”, informa a Instituição.

Segundo a simulação do banco, se o cliente tinha saldo de R$ 1,5 mil na poupança antiga (variação 01), em 3 de maio, e fez um depósito de R$ 500 no dia 7 deste mês (variação 51), seu extrato apresentará a movimentação das duas contas de poupança separadamente, constando, inclusive, a forma como foi calculado cada rendimento.

Já na Caixa, o novo extrato da poupança já está disponível, nele está reunido informações sobre os depósitos antigos e os novos. Nos saques, o sistema dará preferência para os depósitos mais recentes.



Novas regras

Caso deseje, o poupador poderá optar pelo saque do dinheiro depositado antes do dia 4 de maio. Para isso, o titular da conta deve manifestar sua escolha.

De acordo com a Agência Brasil, a nova regra da poupança, estabelece uma mudança na remuneração quando a taxa básica de juros, a Selic, estiver em 8,5% ao ano ou menor do que esse patamar. Nesse caso, o rendimento passa a ser 70% da Selic mais a TR (Taxa Referencial). Atualmente, a Selic está em 9% ao ano. Assim, a remuneração continua sendo 0,5% ao mês mais a TR.

Nenhum comentário: