segunda-feira, 25 de junho de 2012

Buscam-se executivos. Destino: Brasil

Muitos executivos que trabalham no Brasil compartilham a mesma opinião de que a sociedade brasileira é acolhedora e criativa, com um alto grau de profissionalismo.
 
Entretanto, alguns deles admitem que a experiência de viver no Brasil pode ser atrapalhada por práticas de gestão ruins ou inadequadas.

  • MSN

    Muitos executivos que trabalham no Brasil compartilham a mesma opinião de que a sociedade brasileira é acolhedora e criativa, com um alto grau de profissionalismo. Entretanto, alguns deles admitem que a experiência de viver no Brasil pode ser atrapalhada por práticas de gestão ruins ou inadequadas. A excessiva burocracia e a falta de familiaridade dos estrangeiros com o idioma e a cultura são fatores que contribuem para atrapalhar o processo de adaptação.

    Entretanto, caso seja bem gerenciada, essa experiência pode ser extremamente enriquecedora para os executivos e suas empresas.

    Um relatório feito por José Ramón Pin, Pilar García Lombarda e Ângela Gallifa, do Centro de Pesquisa Empresarial Internacional do Instituto de Estudios Superiores de la Empresa, da Universidade de Navarra, na Espanha, apresenta um percurso que deve ser seguido para que se faça uma mudança bem sucedida para o Brasil, refletindo a opinião de um grande número de executivos espanhóis que já trabalharam no país.

    Fazendo fronteira com praticamente todos os países da América do Sul, o Brasil é a porta de entrada para os mercados latino-americanos. É o quinto maior país do mundo e o maior da América Latina. Sua diversidade geográfica o torna um dos principais exportadores de commodities da região. Com seu gigantesco mercado interno, as perspectivas de desenvolvimento econômico são extremamente promissoras. Na verdade, o Brasil está passando por um período de grande prosperidade desde os anos 1960.

    Entretanto, como resultado desse crescimento, o Brasil precisa de mais executivos do que é capaz de produzir. A falta de talentos nacionais pode colocar em risco as empresas que se aventuram nesse mercado e, ao mesmo tempo, aumenta as chances de que os executivos estrangeiros fiquem no país e sejam contratados por empresas brasileiras.

    O Brasil precisa melhorar sua infraestrutura, que é ao mesmo tempo limitada e pouco competitiva. O fato de que o país sediará a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 deve ajudar a alavancar essas melhorias. Em um momento no qual a recessão tem levado as empresas e executivos a procurar novos mercados e a se internacionalizar, o Brasil se tornou um importante destino.

    fonte: MSN - NEGÓCIOS

    Nenhum comentário: