sexta-feira, 1 de junho de 2012

Veja as 10 ações que mais subiram e as que mais caíram no ano

Construtoras lideram perdas até maio, com quedas de até 40%; Sabesp e Cemig encabeçam a lista de papéis que mais ganharam na bolsa, com altas de até 38%

Danielle Brant e Olivia Alonso |
Apesar de a Bovespa acumular perdas de quase 4% em 2012 – e ter fechado maio com a pior performance em 14 anos –, a maioria das ações que compõem o principal indicador da bolsa sobe neste ano. Ao todo, dos 68 papéis que formam o Ibovespa, 35 registram valorização enquanto 33 têm perdas. De um lado, empresas conhecidas por serem boas pagadoras de dividendos lideram os ganhos. De outro, estão os papéis de construtoras, que tiveram desempenho ruim nos últimos meses, afetados pelos fracos resultados do setor.

Veja mais: Bovespa tem pior maio desde 1998

A Sabesp e a Cemig lideram as altas entre as ações que mais valorizaram. “A Cemig teve um resultado muito bom em 2011, e um primeiro trimestre muito bom”, explica Mitsuko Kaduoka, analista de investimento da BI&P – Indusval & Partners Corretora.

“Em geral, essas empresas têm em comum o fato de serem defensivas, porque pagam mais dividendos. A Sabesp e a Cemig têm previsibilidade de fluxo de caixa, e têm a receita menos afetada pelas crises econômicas. De forma geral, têm menos elasticidade do que outros setores”, complementa Luciana Pazos, chefe da divisão de gestão de fortunas da Mirae Asset Securities.

Leia: Dólar fecha estável nesta quinta-feira, mas sobe 5,8% no mês

Por outro lado, as construtoras – como a PDG Realty, a Gafisa e a Rossi Residencial – têm sofrido na bolsa. “O setor de construção foi muito penalizado pela crise, com o aumento da inadimplência e a dúvida do mercado de se efetivamente as empresas terão resultados melhores a partir do segundo semestre”, explica Mitsuko Kaduoka.

Paralelamente a isso o segmento registrou aumento nos custo, seja em mão de obra ou no preço dos terrenos, os quais são componentes que pesam no custo da obra, complementa Luciana Pazos, da Mirae Asset Securities. “Com esse aumento, elas não conseguiram repassar as perdas para o consumidor e tiveram redução importante no nível de vendas”, diz a especialista.

Leia ainda: Com alta de quase 6%, dólar é a melhor aplicação de maio; Bovespa é a pior
Veja mais notícias de investimentos e acompanhe o mercado em tempo real.
Leia mais sobre finanças pessoais.

fonte: IG ECONOMIA

Nenhum comentário: