sexta-feira, 13 de julho de 2012

7 DICAS AJUDAM A CUIDAR MELHOR DO SEU DINHEIRO

instruções para você cuidar melhor do seu dinheiro

7 instruções para você cuidar melhor do seu dinheiro - 2 (© Think Stock)
 
Definir o que é um gasto supérfluo é algo muito pessoal, pois o que para uns pode parecer uma futilidade, para outros pode representar um sentido de vida. Gustavo de Carvalho Chaves, consultor financeiro do G9 Investimentos, dá algumas dicas fundamentais para você equilibrar sua vida financeira.


instruções para você cuidar melhor do seu dinheiro
Definir o que é um gasto supérfluo é algo muito pessoal, pois o que para uns pode parecer uma futilidade, para outros pode representar um sentido de vida. Gustavo de Carvalho Chaves, consultor financeiro do G9 Investimentos, dá algumas dicas fundamentais para você equilibrar sua vida financeira.




1. Controle as receitas e despesas mensais 

O simples hábito de controlar as receitas e despesas faz toda a diferença no seu orçamento. A partir de uma planilha básica é possível identificar para onde o seu dinheiro está indo e, com isso, fazer ajustes que irão auxiliar no planejamento do orçamento familiar como, por exemplo, evitar dívidas e o pagamento de juros.



2. Identifique e corte os gastos supérfluos


Definir o que é um gasto supérfluo é algo muito pessoal. Para uns, pode parecer uma futilidade. Já para outros pode representar um sentido de vida. Sendo assim, cada um de nós deve buscar essa resposta intimamente e de forma racional. Preferencialmente, envolva sua família nessa busca. Ao longo do tempo, as economias geradas a partir do corte de pequenos gastos serão capazes de formar reservas significativas.




3. Definir objetivos e metas é fundamental

Tão importante quanto controlar o seu orçamento é você definir objetivos e metas. Quando não há foco, fica mais difícil resistir às tentações de consumo. Mas, se você agir de forma disciplinada, certamente vai conseguir antecipar a realização dos nossos principais sonhos materiais e financeiros. Do contrário, o dinheiro acabará sendo gasto em itens dispensáveis e de consumo imediato.




4. Poupe sempre!

Poupar é, sem dúvida, a base do processo de independência financeira. Por isso, é fundamental que o hábito de fazer economia esteja presente no nosso dia a dia seja no trabalho, no ambiente social ou no convívio em família. Por menor que seja o valor, poupe!




5. Pague-se primeiro

Muitas pessoas gastam para depois, caso sobre algum dinheiro, fazer economia, quando o correto seria reservar uma parte do salário (por exemplo, separar todo mês10% do salário) imediatamente após o recebimento e viver com o restante. Na maioria dos casos, o dinheiro nunca sobra e a saída acaba sendo recorrer aos temidos empréstimos. Grave isso: quem economiza no início do mês consegue “fazer o dinheiro trabalhar” e passa a receber juros por isso.




6. Faça seguros de vida e dos seus principais bens

Não faz sentido trabalhar para adquirir bens e deixá-los desprotegidos dos imprevistos e das situações de alto risco como incêndios, furtos, roubos, acidentes, enchentes, deslizamentos, etc. Se for preciso, deixe de comprar uma roupa nova ou de sair para jantar, mas não se esqueça de fazer seguros materiais e de vida. Isso poderá ser a diferença entre perder tudo ou manter o que foi conquistado ao longo de uma vida de sacrifícios.




7. Invista de forma adequada

Estar bem informado é fundamental na hora de aplicar o seu dinheiro. Muitas vezes investimos de forma errada a partir de “dicas” de pessoas que não conhecem o nosso perfil de tolerância ao risco. Tampouco sabem quais são nossos objetivos de curto, médio e longo prazo. É preciso lembrar que o melhor investimento é aquele que atende as nossas expectativas de rentabilidade sem nos tirar o sono.

fonte: tempo de mulher - MSN

Nenhum comentário: