domingo, 8 de julho de 2012

Recomendações para o Teletrabalho Baseado em Casa - PARTE 1

INTRODUÇÃO

O lar é o lugar onde se dorme, come-se, assiste-se televisão, estuda-se , relaxa-se ,e , onde também , cada vez mais se trabalha, ou seja, se exerce o teletrabalho.
Define-se como teletrabalho, a alternativa de trabalho flexível, quanto ao local, onde os empregados passam a realizar suas atividades profissionais, antes exercidas nos escritórios ou em locais diversos tais como residências ou em áreas intermediárias entre a casa e a empresa. Teletrabalho é, portanto, uma forma de trabalho que
oferece benefícios importantes as empresas, e, também ao funcionário ao flexibilizar seu convívio equilibrado da família, responsabilidades no trabalho, além de reduzir o stress e as despesas provenientes das constantes idas e vindas ao escritório tradicional.
As tecnologias da informação e das comunicações incorporam, atualmente, um novo conceito nas práticas de trabalho no cotidiano das organizações. As organizações, até pouco tempo concebidas como entidades geográficas, passarão cada vez mais a serem entendida tal qual um espaço em rede, ou seja, um arranjo organizacional
físico-virtual de trabalho. Isto induzirá, conseqüentemente, a mudanças radicais na organização e cultura empresarial ficando cada vez mais difusa a distinção entre
empregado e auto-empregado, assim como a própria definição de local de trabalho.
Tais mutações nos ambientes empresariais em um contexto maior de globalização e de liberalização de mercados passa a ser o dia-a-dia das organizações. Por isto, para sobreviverem neste ambiente turbulento, as empresas estão procurando cada vez mais, respostas coerentes aos seus negócios, estruturas organizacionais e formas de trabalho.
O teletrabalho baseado em casa, a partir desta perspectiva, surge como uma interessante alternativa de gestão empresarial, sob o enfoque das opções de trabalho flexível para tornar as organizações mais competitivas e dinâmicas, diferentes daquelas outras que ainda estão acostumadas à estabilidade e à rotina do trabalho tradicional.
A idéia do teletrabalho, na realidade não é nova. Ela começou a ser usada em formas primitivas durante anos por vendedores e representantes comerciais, que visitavam seus clientes em locais diferentes do local de trabalho.
Logo, o que realmente é novidade nesta área da organização do trabalho, tanto no setor público quanto no privado, e, independente do tamanho da empresa, são as redes de telecomunicações e das tecnologias da informação, de custo razoável e com alta performance organizacional, que se tornaram parceiras constantes e fundamentais na gestão das organizações bem sucedidas.
A partir das tecnologias da informação e de comunicação ocupando a distância física entre os colaboradores de uma mesma organização e entre seus empregados e clientes, verificou-se a necessidade de se identificar novas fronteiras do que se entende por local de trabalho. De fato, a área física onde tradicionalmente se trabalha
não é mais uma entidade tangível com fronteiras bem definidas, baseadas em regras e observação visual do processo de trabalho.

fonte: BECA E-WORK

Nenhum comentário: