domingo, 8 de julho de 2012

Recomendações sobre o teletrabalho - parte 4 (fim)

CONCLUSÕES


O teletrabalho baseado em casa vem se difundindo não só no Brasil, mas em diversas partes do mundo, principalmente em razão da utilização de inovadores recursos em telecomunicações e tecnologias da informaçãoe da busca da gestão sustentável.Desta forma, profissionais, técnicos e trabalhadores em geral, instalados em suas casas, em escritórios virtuais ou em outros espaços alternativos da própria organização, dispondo de equipamentos que os mantém conectados com a organização ou com uma rede de trabalhadores com os quais cooperam, podem processar informações (tarefas burocráticas e administrativas normalmente feitas nos escritórios da organização), produzir idéias, desenvolver pesquisas e demais atividades rotineiras e intelectuais.
Portanto, não se deve esquecer que o teletrabalho consubstancia o ato de exercer atividades que podem ser realizadas em um domicílio ou algum local intermediário, visando a competitividade e flexibilidade nos negócios. Vive-se num século onde impera a globalização, a liberalização dos mercados e outras alterações ambientais que, para sobreviverem neste ambiente turbulento, exigem das organizações alternativas viáveis para os seus negócios, estruturas organizacionais e formas de trabalho flexíveis. Dentro deste contexto de mutações, existem profissionais que perceberam a relevância das inovações nas organizações, como é o caso do teletrabalho.
Por outro lado,muitas das desvantagens apontadas ao teletrabalho, em geral, se referem, ao teletrabalho feito em casa, realizado por um profissional em período integral, normalmente pouco qualificado, que presta serviço para um empregador exclusivo, em condições contratuais ambíguas ou claramente desfavoráveis para o trabalhador. Ora, essa forma de teletrabalho não representa, na atualidade, nem a única nem a forma mais adequada de teletrabalho. Logo, novos estudos são requeridos para conhecer melhor a realidade que cerca o sistema de teletrabalho, o contexto organizacional virtual em que estão instalados e quem exerce a atividade remota.
Contudo, o grande desafio que se apresenta ao sistema de teletrabalho é a sua gestão dos aspectos comportamentais. De uma forma geral, as empresas proporcionavam uma infraestrutura adequada, até por que sem isso não haveria trabalho. Porém, os teletrabalhadores ressentiam-se de um sentimento de isolamento, falta de convivência pessoal com colegas de trabalho, falta de colaboração de seus pares . A comunicação virtual para quem trabalha em casa, pode requerer outras habilidades ainda a serem mais bem estudadas, para as quais ainda não se têm respostas adequadas.


Álvaro A. A. Mello

fonte: Beca-Ework

Nenhum comentário: