terça-feira, 14 de agosto de 2012

Biometria estará em todos os caixas do Bradesco em 2013

Recurso está disponível hoje em 30 mil máquinas; em junho, banco tinha 35.226 equipamentos de autoatendimento



Ana Paula Ribeiro- Brasil Econômico |

O Bradesco está acelerando a adoção de recursos de mobilidade, uso remoto e alta tecnologia como recurso para fidelizar clientes e desafogar a demanda por serviços nas agências. Depois de bater recorde de inauguração de agências no ano passado, neste ano a instituição passou a adotar em seus caixas de autoatendimento um padrão de biometria para a leitura, com uso de luz infravermelha, da imagem padrão das veias da palma da mão.

O recurso já está disponível em 30 mil caixas eletrônicos do banco, chegando no mês que vêm a totalidade das máquinas instaladas em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. A adoção desse tipo de leitura em todas as máquinas no país está prevista para 2013. Em junho, o Bradesco tinha 35.226 novas máquinas de autoatendimento.


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“Realizar operações remotamente de qualquer lugar é uma tendência natural no Brasil e as agências irão concentrar as operações mais especializadas”, diz o diretor de canais digitais do banco, Luca Cavalcanti.

Além da biometria, o banco oferece quantidade cada vez maior de operações disponíveis em caixas eletrônicos, acesso por computador e smartphones, e mesmo operações feitas pelo simples envio de mensagem de texto do celular.

Com mais opções para as operações cotidianas dos clientes fora das agências, os funcionários podem se dedicar mais a operações mais complexas, como contratos de financiamentos imobiliários e investimentos.


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“O cliente tem um ganho médio de 40 segundos com o uso da leitura biométrica”, diz Cavalcanti. O ganho é maior para as pessoas com dificuldade para enxergar de perto.

Outro serviço que mostra como os clientes passaram a concentrar suas operações em canais digitais é a possibilidade de consulta do comprovante de salário, o holerite, nos terminais de autoatendimento. A emissão já chega a 7,5 milhões no ano. Junta-se a isso ainda as opções de empréstimos pessoais, recarga de celular e a adesão a seguros simplificados.


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Dar maior comodidade aos clientes não é uma preocupação apenas do Bradesco, ao contrário: o Banco Itaú passou recentemente também a adotar um padrão de leitura biométrica (por meio da impressão digital) para facilitar as operações em caixa eletrônico. “Mais de 6 mil caixas eletrônicos estão habilitados a fazer a leitura. Em 2013, nossa meta é ter dispositivos de biometria em 70% dos nossos caixas eletrônicos”, diz da Natacha Litvinov, diretora de canais eletrônicos para pessoa física do banco.

O Santander por enquanto oferece só a opção de pagamento de contas com cartão de crédito e a impressão de holerites.

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FONTE: IG ECONOMIA

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