segunda-feira, 13 de agosto de 2012

BOLSA EM QUEDA, DÓLAR EM ALTA

Investidores se desfazem de ações para embolsar lucros e Bovespa cai

Depois de acumular alta de mais de 5% no mês até sexta-feira, nesta segunda-feira a bolsa brasileira acompanhou os mercados internacionais fechou em baixa

Agência Estado |

Agência Estado


Depois de acumular alta de mais de 5% no mês até sexta-feira, nesta segunda-feira a Bovespa acompanhou os mercados internacionais e realizou parte dos lucros recentes, em dia de volume baixo. A cautela externa contribuiu para o movimento. As principais blue chips - Petrobras e Vale - terminaram em direções distintas. A queda só não foi maior em razão da disputa entre comprados e vendidos em índice futuro, operação que acontece na quarta-feira.


Leia também: Bolsas da Europa fecham em queda após dados fracos do Japão e da Grécia


O Ibovespa encerrou com baixa de 0,27%, aos 59.122,74 pontos. Na mínima, o índice atingiu 58.601 pontos (-1,15% e, na máxima, 59.543 pontos (+0,44%). No mês, o ganho ficou em 5,39% e, no ano, em 4,17%. O giro financeiro limitou-se em R$ 5,221 bilhões - o menor desde 25 de julho, quando atingiu R$ 5,000 bilhões.

No mercado cambial, o dólar fechou em alta.              


 Leia mais: Dólar começa a semana em alta de 0,35%, após quatro quedas consecutivas



A ausência de indicadores relevantes nesta segunda-feira, ajudou na realização de lucros e no baixo volume de negócios. Dados fracos sobre a economia do Japão também ajudaram o movimento. O país asiático informou no domingo à noite que o Produto Interno Bruto (PIB) se desacelerou para 1,4% no trimestre entre abril e junho deste ano, abaixo da expansão de 4,7% registrada no primeiro trimestre e também abaixo da previsão dos economistas, de avanço de 2,7%.

Para o gerente de mesa de renda variável da corretora Hcommcor, Ariovaldo Santos, enquanto não houver notícias relevantes lá de fora o mercado vai continuar mais voltado para operações do dia a dia. "O mercado está à espera de notícias para o bem ou para o mal. Todo mundo está aguardando notícia lá de fora, da Europa, China e dos EUA. Por isso, estamos vivendo mais um mercado de giro", disse.

Para o profissional, a tradicional briga entre comprados e vendidos em índice futuro deve ser um pouco mais fraca na terça-feira e depois. "Não credito que este vencimento vai ter briga forte. Já teve muita rolagem. Muito fundo comprando curto e vendendo longo (índice). É um exercício normal de zeragem antecipada", disse.

Já o operador de outra corretora não descarta a disputa. "A Bolsa está num nível muito diferente do último vencimento (índice futuro), acredito que amanhã a disputa vai se intensificar muito. Ninguém quer perder este nível. Até agora, os comprados estão levando", afirmou. As ações da Petrobras fecharam em queda. O papel ON perdeu 0,27% e o PN caiu 0,19%. Já Vale conseguiu terminar no azul (+0,08% a ON e estável a PNA).

MMX e Banco do Brasil lideraram os destaques de queda do índice, com recuo de 4,23% e 3,10%, respectivamente. A empresa de Eike Batista divulga balanço nesta segunda-feira após o fechamento, enquanto o BB informa seu resultado na terça-feira. Já o lado positivo do índice foi liderado por Marfrig (+6,57%) e Brookfield (+2,94%).

Em Nova York, as bolsas fecharam em direções opostas. O índice Dow Jones e o S&P 500 registraram queda de 0,29% e 0,13%, enquanto o Nasdaq subiu 0,05%.

FONTE: IG ECONOMIA

Nenhum comentário: