sexta-feira, 17 de agosto de 2012

China: é para ficar nervoso ou não?

Sete motivos para deixar qualquer um nervoso sobre a economia Chinesa:


1. Veja evolução da taxa de crescimento do PIB chinês no gráfico em azul abaixo:

A desaceleração vivida desde abril de 2010 é forte e tudo indica que a economia não deve voltar crescer no ritmo anterior à crise tão cedo ( em violeta). Em vermelho está marcado o ciclo entre 1994 e 2006, 12 anos. E, em amarelo, a forte recuperação de 2009. Acho que podemos ter algo mais parecido com o ciclo vermelho desta vez….



2. O crescimento do consumo de energia mostra o mesmo cenário:

A demanda de energia está crescendo a 4,5% aa e sem sinais de aceleração. Bastante inferior aos 10% aa de algum tempo atrás. Preços do carvão ( gráfico à direita) reforçam esta percepção de que o crescimento do consumo de energia se estabilizou em nível inferior ao histórico…



3. Dados recentes continuam mostrando enfraquecimento, apesar das medidas recentes tomadas pelo governo chinês para reaquecer economia:

No gráfico superior temos a evolução da taxa de crescimento anual da produção industrial (IP) , vendas de varejo ( retail sales) e investimento de capital ( FAI), todos sinalizando uma tendência de queda ( amarelo).
No gráfico inferior vemos que as exportações chinesas continuam se desacelerando, tanto para as maiores economias (G3) como para o restante do globo, em vermelho.



4. Vendas de carros continuam crescendo porém se desacelerando na margem:

As vendas, que em Maio cresciam a 22,7% aa, se desaceleraram, como vemos no gráfico superior à esquerda ( seta vermelha) . À direita no alto temos a evolução do volume de vendas mensais de veículos que, de 2008 até o final de 2010, cresceu bastante ( em verde) . Porém de lá para cá a coisa estacionou num patamar ao redor de 1,1 milhões / mês ( seta amarela) e parece não crescer mais.



5. E para mostrar que até os investidores chineses estão nervosos, veja a performance da bolsa chinesa nos últimos meses:

O baixo volume de negócios, gráfico inferior marcado em amarelo, e a queda consistente do índice desde 2010 ( seta vermelha) , mostram que a turma de lá está incomodada. Mercado tem experimentado mínimos de preço cada vez mais baixos (marcado em vermelho) .



6. E o fluxo de capitais para a China parou, como vemos no gráfico abaixo, marcado em vermelho:





7. Finalizando, veja o que aconteceu com preço do minério de ferro, um dos nossos principais itens de nossas exportações, que encontra na China seu maior mercado:

Está abaixo dos mínimos de 2010 e 2011 ( em vermelho), e em tendência de queda ( em amarelo), porém ainda acima dos preços de 2009 ( verde).


Veja abaixo os comentários de importante executivo da Vale:

Os anos dourados da China passaram, e a indústria não verá mais um
crescimento da ordem de 10% como no passado. Mesmo assim, um
crescimento entre 7% e 8% ainda pode ser considerado robusto, disse
nesta terça-feira (14) o diretor de Relações com Investidores da Vale,
Roberto Castelo Branco.

Brasil pode retomar liderança do mercado de minério em 2017, diz Vale
“Eu não sou pessimista, sou mais realista. Em vez de crescer a 11%,
vai crescer 7%, 8%”, disse o executivo. “A China é a segunda maior
economia do mundo, e se os Estados Unidos, que é a maior economia,
crescer a 3,5% e a China crescer 7% a 8%, vai ser muito bom.”
“A economia da China está mais madura, pode até eventualmente ter uma
recuperação”, disse o diretor, após participar Bloomberg Brazil
Economic Summit.

Meu pitaco: Já tá hora desta economia chinesa dar sinais de recuperação!!!!

Autor: Ricardo Gallo

PERFIL

Ricardo Gallo é engenheiro de produção pela Poli e trabalhou 19 anos no BankBoston, no qual foi vice-presidente. Trabalhou como principal executivo da JSI Investimentos, da família Safra. É hoje sócio da Gallo Investments e da KonSCIO Finanças Corporativas, na qual presta serviços de assessoria a empresas e investidores. Tem 49 anos, é casado, palmeirense e tenista amador.


FONTE: IG COLUNISTAS

Nenhum comentário: