terça-feira, 21 de agosto de 2012

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS EMPRESAS


Desde o advento do Plano Real e a consequente estabilização da economia brasileira, o crédito disponibilizado aos consumidores pelo sistema financeiro vem aumentando vertiginosamente.



Educação Financeira nas empresas

Tal fenômeno tem permitindo que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso a produtos e serviços, antes restrito às classes mais abastadas.
Em teoria econômica, a expansão do crédito pode trazer benefícios quanto ao crescimento de um país, porém, seu mau uso pode gerar graves consequências à população, caso aumente seu grau de endividamento a níveis insustentáveis.

 

 

Educação Financeira nas empresas

No tocante ao mercado empresarial, as organizações estão precisando, cada dia mais, lidar com o fenômeno do endividamento de seus colaboradores.
Isso porque estão percebendo que pessoas com problemas financeiros no âmbito familiar, acabam trazendo, de uma maneira ou de outra, tais problemas para o ambiente de trabalho.
E esse fato, certamente, irá refletir em um aumento de custos para a empresa e/ou de diminuição da produtividade do empregado.

 

 

Impacto do endividamento dos empregados para empresa

Existem diversas pesquisas internacionais demonstrando que pessoas endividadas acabam gerando impactos negativos para a empresa.
O absenteísmo é um desses temas bastante estudados, indicando que pessoas com sérios problemas financeiros tendem a faltar mais do trabalho que outras. Isso implica que um trabalhador que compareça menos ao trabalho, será menos produtivo.
Além da questão do absenteísmo, colaboradores que sofrem de estresse financeiro, pelo acúmulo de dívidas, tendem a ser mais dispersos e suscetíveis a erros.
Isso sem falar que, cada vez mais, gerentes e supervisores se pegam ouvindo desabafos de seus subordinados, queixando-se sobre suas finanças pessoais, chegando ao ponto de precisarem afastar o funcionário para que este possa usar o fundo de garantia para quitar suas dívidas.
É certo que o ideal seria que todos os indivíduos procurassem educar-se financeiramente, para que o rumo de suas vidas fosse focado na conquista de seus objetivos.
Todavia, essa não é a regra, e está se tornando cada vez mais comum encontrar empresas que buscam oferecer educação financeira, dentro do próprio ambiente de trabalho.

 

 

Cursos in company

Muitos resultados, citados na literatura, apontam que cursos in company sobre Educação Financeira pode ser a alternativa mais viável em relação a mudar os hábitos de consumo de seus funcionários.
Isso significa mais uma competência a ser desenvolvida pelo setor de recursos humanos das organizações, uma vez que gera diminuição de custos e aumento de produtividade.
Portanto, o que se nota é que com o aumento da complexidade do sistema financeiro, o tema Finanças Pessoais está cada vez mais presente, tanto na mídia, como no campo empresarial.
Aquelas organizações que tiverem a corajosa atitude de oferecer a possibilidade de um melhor gerenciamento financeiro pessoal a seus colaboradores, dentro do ambiente de trabalho, sairão na frente no que se refere a aumento de competitividade.
Tal ponto de vista, para as empresas, não é simplesmente uma tendência, mas uma questão de sobrevivência.


É isso aí pessoal, boa sorte em suas finanças e vida!



Publicado em 15.08.2012 por Elisson de Andrade em Educação Financeira


FONTE: Quero ganhar dinheiro - educação financeira

Nenhum comentário: