sábado, 4 de agosto de 2012

Por que aproveitamos promoções (mesmo quando não precisamos)?

Entender como nosso cérebro nos engana é fundamental para mudar nosso comportamento em relação às finanças.


Tenho lido bastante sobre Finanças Comportamentais, por ser uma área que explica através de pesquisas e dados estatísticos muitos comportamentos que nos fazem tomar más decisões financeiras.
Recentemente convidei o professor César Tibúrcio para escrever sobre o tema para o Quero Ficar Rico, onde fomos contemplados com o excelente artigo “Introdução sobre Finanças Comportamentais“, o qual recomendo a leitura.

PROMOÇÃO: Leve 3, pague 2!

Um exemplo claro de como somos enganados por nós mesmos é quando “caímos” numa oferta do tipo “leve 3, pague 2″.
Digamos que você precisa comprar uma camisa nova para ir a uma festa. Você naturalmente vai a sua loja preferida e constata que a camisa custa R$ 45,00.
No entanto, logo na vitrine dessa loja, há uma promoção em letras garrafais e cores aberrantes: “Comprando 2 camisas, a terceira é grátis!”.

O que você faz?

É aí onde começa o problema. A maioria das pessoas opta por comprar outra camisa, no intuito de levar a terceira sem custos.
E provavelmente ainda chegam em casa contando vantagem: “ganhei uma camisa de graça” ou “comprei três camisas, cada uma por R$ 30,00″. Do ponto de vista matemático, ambas as conclusões estariam corretas, já que você pagou R$ 90,00 para levar 3 camisas.

Onde se engana?

A grande verdade é que, no final das contas, você gastou o dobro (45 reais a mais) para levar a mais dois produtos que você não estava precisando.
É essa mesma lógica que nos faz comprar, por exemplo, o refrigerante de 2 litros por R$ 4,50, ao invés de duas garrafas de 500 ml, por R$ 1,50 cada. Apesar de ser mais caro (em valor absoluto), a quantidade teoricamente compensa (em valor relativo).
No final das contas, é provável que metade da garrafa fique no seu refrigerador para ser tomada sem gás nos dias seguintes ou até que você termine bebendo muito mais do que realmente queria.

Conclusão

A grande questão é avaliar o que realmente você precisa. Se você estiver realmente precisando de duas camisas, fica claro que aproveitar a promoção é a melhor alternativa.
Da mesma forma que se você precisa comprar refrigerante para receber um grupo de amigos na sua casa, é muito mais vantajoso comprar o maior.
O que não podemos é deixar nos enganar pelo jogo de números e terminar comprando mais do que precisamos, gastando mais por isso.

Publicado em 24.07.2012 por Rafael Seabra em Economia



Imagem de Rafael Seabra

Rafael Seabra é educador financeiro, pós-graduado em Finanças pelo Ibmec, editor do Quero Ficar Rico, um dos sites de maior audiência do país na área de Educação Financeira, e autor do livro Como Investir Dinheiro.
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