sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Vale a pena pagar a dívida do cartão de crédito com empréstimo

O cartão de crédito facilitou muito a vida de todo mundo. Com ele, deixamos de andar por aí com grandes quantias de dinheiro no bolso, já que podemos comprar sem fazer desembolsos no momento da compra.
 
Vale a pena pagar a dívida do cartão de crédito com empréstimo


Outra facilidade é a possibilidade de parcelarmos as compras, o que trouxe ainda mais pessoas para as compras a crédito, pois a burocracia é muito pequena nas compras feitas com o dinheiro de plástico.

Essa possibilidade de parcelar as compras, juntamente com o fato de não se gastar dinheiro no ato da compra, leva muitas pessoas a comprar mais do que deviam, contraindo dívidas junto às operadoras dos cartões. Elas acabam por viverem alavancadas, ou seja, acima do limite de consumo em que deveriam estar.


O endividamento pode virar uma “bola de neve”


Com o passar do tempo, esse processo de endividamento pode se agravar caso a pessoa tenha muitos cartões, fato que não é difícil de acontecer, visto que a oferta deste produto financeiro é grande. E é sempre de um caso assim que sai a famigerada frase de que “tudo virou uma bola de neve”.
A cada nova dívida contraída, mais difícil vai ficando de se sair do processo. Assim, a bola de neve vai aumentando cada vez mais.
Mas para aqueles que ainda não estão superalavancados com o uso dos cartões de crédito, a porta de saída para a saúde financeira pode estar onde menos se espera: nos empréstimos pessoais.


Taxas de juros dos cartões de crédito e empréstimo pessoal


Eu estava lendo o relatório da Pesquisa de Juros do mês de junho, elaborado pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) e notei que as taxas de juros dos cartões de crédito se mantiveram estáveis em relação ao mês de maio.
A taxa média cobrada pelas administradoras de cartões foi de 10,69% ao mês, a maior porcentagem desde junho de 2010, perfazendo uma taxa de 238,30% ao ano.
Por outro lado, a pesquisa revela que, mesmo tendo uma elevação de 1,11% em relação a maio, as taxas de juros anuais dos empréstimos pessoais, em junho, apresentaram uma diferença de 184,9 pontos percentuais em relação à taxa cobrada pelos cartões.
No mês de junho, as taxas de juros dos empréstimos pessoais junto aos bancos comerciais ficaram em 3,63% ao mês (ou 53,40% ao ano). No caso dos empréstimos pessoais junto às financeiras, a taxa de juros se elevou em 0,75%, saltando para 8,04% (ou 152,94% ao ano).


Por que vale a pena trocar?


Isso mostra que a troca de financiador, saindo das dívidas dos cartões de crédito para as de um banco, pode ser muito vantajosa, pois o endividado deixará de pagar quase 185 pontos percentuais de juros ao ano.
Conseguindo um empréstimo pessoal em um banco, o usuário poderá quitar sua dívida com a administradora do cartão de crédito, saindo de uma taxa altíssima, na casa dos 10,69% ao mês, para uma bem menor, de cerca de 3,63% ao mês.
Essa troca se reflete no orçamento pessoal, pois a dívida se acomodará melhor, deixando espaço para mais dinheiro no fim do mês, o que pode ser usado antecipar parcelas do empréstimo ou em compras à vista, visando não contrair mais dívidas no cartão, o que faz com que a temida “bola de neve” fique bem mais longe.


Publicado em 18.07.2012 por Vinícius Novais em Educação Financeira

FONTE: Quero ficar rico - educação financeira

Nenhum comentário: