segunda-feira, 17 de setembro de 2012

BOLSAS

Ibovespa pode ter realização, mas perspectiva é de alta




 



As próximas resistências do Ibovespa, caso atinja os 63.400 pontos, são 65.500 pontos e 67 mil pontos, mas o objetivo está em 70 mil pontos
As próximas resistências do Ibovespa, caso atinja os 63.400 pontos, são 65.500 pontos e 67 mil pontos, mas o objetivo está em 70 mil pontos
 

Após registrar a melhor semana em 11 meses, fechando com valorização de 6,49%, o índice tem força para sustentar os ganhos adquiridos nos últimos dias.

O bom humor na bolsa brasileira deve permanecer na próxima semana, após uma enxurrada de estímulos anunciados nos últimos dias mundo afora.

Nesta sexta-feira (14/9), mais uma vez o otimismo prevaleceu nas principais bolsas mundiais. Aqui no Brasil, o Ibovespa fechou em alta de 0,24%, aos 62.105 pontos. O giro ficou em R$ 12,56 bilhões.

Para Pedro Galdi, analista-chefe de Investimentos da SLW Corretora, o índice chegou a apresentar fortes ganhos durante a sessão, mas perdeu força por causa de uma realização diante da elevada alta na quinta-feira (14/9).

"Tivemos uma retomada forte nos últimos dias, com a visão de que a ‘cavalaria' irá salvar o mundo. Isso trouxe tranquilidade", destaca Galdi.

A cavalaria a que o analista se refere são as medidas tomadas pela China, como o plano de investimentos em infraestrutura; a Alemanha, que aprovou a criação de novo fundo para resgate da Zona do Euro; o Brasil, com a desoneração da folha de pagamento e taxação a produtos importados; e os Estados Unidos, com um novo afrouxamento monetário.

Para a semana que vem, as principais bolsas mundiais devem continuar em alta e o viés até o fim do ano é positivo, com algumas realizações de lucros pelo percurso.

Voltando ao Ibovespa, o analista gráfico Fernando Góes, da Clear Corretora, mostra que o índice chegou a encostar na resistência nesta sexta-feira, em 63.400 pontos.

"Houve uma retomada rápida, por isso há espaço para acomodação e realização. No entanto, acredito que a tendência é de alta e que o índice tem tudo para sustentar os ganhos", diz Goes.

As próximas resistências, caso atinja os 63.400 pontos, são 65.500 pontos e 67 mil pontos, mas o objetivo está em 70 mil pontos.

Cenário externo

Na próxima semana, dados de confiança na economia da Alemanha devem centrar o foco dos investidores. Além disso, é aguardada a venda de títulos da Espanha, Grécia e Portugal, pois a expectativa é boa diante da melhora no cenário europeu.

Além disso, os presidentes de diversos bancos centrais de regiões dos Estados Unidos irão discursar, mas Pedro Galdi aponta que isso não deve mexer com os mercados, uma vez que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) já aprovou tudo o que tinha para aprovar.

Na quarta-feira (19/9), a sondagem industrial na China, realizada pelo HSBC, pode influenciar no Ibovespa, uma vez que a maioria das empresas com negociações é ligada a commodities.

E na sexta-feira (21/9), Wall Street terá o chamado Quadruple Witching, que é vencimento simultâneo de contratos futuros e opções sobre índices e ações nas bolsas dos EUA, que pode trazer volatilidade extra ao mercado.

No Brasil

Por aqui, logo na segunda-feira (17/9) haverá vencimento de opções sobre ações no Ibovespa, o que deve movimentar bastante o giro financeiro. Além disso, o boletim Focus é aguardado para saber se haverá mais uma redução na perspectiva do Produto Interno Bruto para este ano, após seis semanas de baixas.

Na quinta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgará pesquisa mensal de emprego e a prévia da inflação.

Niviane Magalhães (redacao@brasileconomico.com.br)
14/09/12 19:30


FONTE: VALOR ECONOMICO - IG

Nenhum comentário: