sábado, 8 de setembro de 2012

NÃO PERCA MAIS AS BOAS OPORTUNIDADES

Cinco ferramentas para não perder as boas oportunidades

Você está procurando boas oportunidades de negócios? Ou já tem sua empresa e quer crescer mais? Identificar situações favoráveis é essencial para empreendedores. Por isso é preciso estar sempre atento para não perder o momento ideal. Algumas ferramentas práticas do Movimento Empreenda podem ajudá-lo tanto antes de abrir a empresa quanto depois.


Se você ainda não abriu seu negócio, pode usar a ferramenta Funil de ideias para um novo negócio, que auxilia quem quer empreender. Ela tem duas propostas: você pode tanto usar sua experiência quanto observar o mercado para identificar oportunidades.

Outra opção nesse momento é a Análise 360° da oportunidade de negócio. Com ela, empreendedores de primeira viagem podem identificar quais de suas ideias têm mais chances de sucesso e, acima de tudo, qual delas une a melhor oportunidade de mercado com o maior prazer para o empreendedor.

Com o negócio aberto, outras três ferramentas são indicadas para a identificação de oportunidades. A primeira é a Inova MPE – Dinheiro para inovação tecnológica. Com ela, você poderá mapear as entidades públicas de fomento para projetos inovadores. Cada agência costuma apoiar empresas numa determinada fase de projeto. Se você tem um produto ou serviço inovador, vale a pena buscar esse tipo de financiamento.

A segunda ferramenta deste bloco é a Scamper – Técnica de geração de ideias. Ela é usada em reuniões de brainstorm com seus funcionários, para criar novos produtos e serviços para sua empresa. Ela é um instrumento de inovação, que possibilita o direcionamento e a organização da discussão de um grupo de pessoas para um resultado mais produtivo.

Por último, use a ferramenta Captação de clientes: grandes contas, para identificar as oportunidades de vender seus produtos e/ou serviços para grandes empresas, o que pode fazer seu negócio crescer e, ao mesmo tempo, dar a ele credenciais de qualidade, muito úteis para conquistar ainda mais clientes.



FONTE: PEGN

Nenhum comentário: