sexta-feira, 5 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012

Eleitos devem sair até 22h de domingo



Resultado das eleições em todo o País deve sair até as 22h de domingo

Previsão do TSE é que 90% das cidades tenham o resultado por volta das 20h, no caso de prefeitos e vereadores eleitos ou no caso de segundo turno

iG São Paulo |
 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê que o resultado das eleições para prefeito e vereador em todo País seja conhecido até as 22h de domingo, dia da votação. E, para cerca de 90% das cidades, a estimativa é que os eleitores já tenham o resultado de quem foi eleito no primeiro turno e onde haverá segundo turno por volta das 20h.


Veja o especial do iG sobre as eleições 2012

Guia do eleitor: Tire todas as suas dúvidas sobre as eleições 2012

A votação acontecerá das 8h às 17h do horário de Brasília e, assim que fecharem as urnas, a apuração começa. Em alguns Estados, por conta do fuso horário, a contagem dos votos terá início às 18h. É o caso do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ao todo, serão 138.544.348 eleitores para escolher entre 480 mil candidatos a prefeito e vereador espalhados em 5.568 municípios de todo o País.

Documentos: Saiba o que você precisa levar no dia da eleição

Não haverá votação no Distrito Federal nem na cidade de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Os brasileiros que moram no exterior também não votam em pleitos municipais.


Tropas federais

Os ministros do TSE aprovaram o envio de tropas federais para garantir a segurança das eleições em mais 127 municípios. Desses, 82 são do Piauí, onde o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) havia pedido o auxílio de homens do Exército e da Marinha para 143 cidades.
Também foram autorizadas tropas para municípios do Rio Grande do Norte, Pará, de Alagoas, Sergipe, da Paraíba, do Maranhão e Amazonas. Com eles, chegam a 394 os municípios brasileiros que receberão o auxílio das forças federais.
Em apenas dois casos foi autorizado o envio das tropas antes do dia das eleições: no Rio de Janeiro e em Tocantinópolis (TO). Nos dois casos foi considerado o aumento da tensão e da violência nos dias que antecedem a eleição.


Aplicativo para locais de votação

O TSE disponibilizou nesta sexta-feira (5) um aplicativo para smartphones que permite a consulta aos locais de votação pelo eleitor. O programa é gratuito está disponível para download em aparelhos móveis dos sistemas operacionais Apple iOS e Google Android.
Através do aplicativo, eleitores do Brasil inteiro podem buscar seus locais de votação, diretamente das bases nacionais da Justiça Eleitoral. É possível fazer a busca a partir do nome completo ou a partir do título de eleitor.Por questões de segurança, o programa pede também informações como nome completo da mãe e a data de nascimento do eleitor, além de um código verificador.

FONTE: IG POLITICA

Nenhum comentário: