segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PMDB

PMDB é o partido que mais elegeu prefeitos em todo o País

PSD surge como a quarta força política nos municípios; PT e PSB crescem, enquanto PSDB vê recuo no total de eleitos para o comando das administrações municipais

iG São Paulo | - Atualizada às

O PMDB segue como o partido que mais elegeu prefeitos no primeiro turno da eleição municipal deste ano. Segundo um balanço divulgado pelo partido, 1.025 prefeitos foram eleitos pela sigla na votação de ontem, um pequeno recuo em relação aos 1.199 prefeitos eleitos em 2008.
O PMDB conseguiu duas conquistas em capitais já no primeiro turno: Boa Vista e Rio de Janeiro, com Eduardo Paes. A legenda ainda disputa o segundo turno em 16 cidades, entre elas três capitais: Florianópolis, Campo Grande e Natal. Em 2008, o PMDB elegeu 1.199 prefeitos em todo o País.


Leia também: PT resiste a ataques sobre mensalão e reacende força de Lula nas eleições
Apoio: Dilma parabeniza Haddad e deve voltar ao palanque em São Paulo


Em segundo lugar no ranking, o PSDB contabilizou uma queda no número de prefeituras conquistadas na eleição deste ano. A sigla passou de 784 prefeitos eleitos em 2008 para 693 este ano. Nas capitais, entretanto, a sigla saiu vitóriosa em Maceió e disputa o segundo turno em oito. Na lista, estão Vitória, Manaus, Belém, São Luís e Teresina.

O PT aparece em terceiro na lista, com 624 prefeitos eleitos. A legenda ainda disputa o segundo turno em seis capitais e outras grandes cidades, como Salvador, Fortaleza, Cuiabá, João Pessoa e Rio Branco, além de São Paulo. No primeiro turno, o partido já levou a prefeitura de uma capital, Goiânia. O partido cresceu na comparação, com 2008, quando elegeu 558 prefeitos.


Saiba mais:Nove capitais escolhem prefeitos no 1º turno; eleições seguem em 17


O PSD fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, saiu da eleição deste domingo como a quarta maior força política nos municípios. O partido elegeu 491 prefeitos. O PSD, no entanto, não conseguiu emplacar nenhum candidato em uma prefeitura de capital no primeiro turno. O partido ainda tenta garantir a vaga na disputa em Florianópolis, contra o PMDB.


Especial: Veja a cobertura completa do iG sobre as eleições 2012


O partido de Kassab avançou na esteira da desidratação do DEM, que por sua vez elegeu 274 prefeitos. Na última eleição, o DEM elegeu 500 prefeitos, mas 105 migraram para o PSD. Ainda assim, o DEM levou o comando de uma capital na votação de ontem, Aracaju, e disputa o segundo turno em outra, Salvador.
O PSB aparece em seguida no ranking, mas foi o partido que mais cresceu na eleição municipal deste ano, proporcionalmente à eleição passada. A sigla passou de 314 prefeituras em 2008 para 416 este ano. Nas capitais, o PSB elegeu o prefeito de Recife, com o apoio do governador e presidente nacional do partido, Eduardo Campos, e reelegeu o prefeito de Belo Horizonte, com o apoio do senador Aécio Neves (PSDB). A legenda participará, ainda, do segundo turno em Porto Velho, contra o PV, além das disputas em Fortaleza e Cuiabá, contra o PT.
*Com informações da Reuters

FONTE: IG POLITICA

Nenhum comentário: