domingo, 11 de novembro de 2012

TESTES DE MERCADO

Sustentabilidade

5 dicas para fazer testes de mercado melhores

 




Seja na hora de explorar novos segmentos ou de lançar um novo produto, os testes de mercado são importantes aliados de um negócio. Na Ecoville Brasil, uma das vencedoras do Extreme Makeover 2012, toda nova fragrância de produto de limpeza passa antes pelo aval dos consumidores. “Antes de lançar, reunimos pequenos grupos para ver o que funciona”, diz Leandro Castelo, sócio da empresa. A Suklaá Chocolates também busca opiniões antes de trocar de fornecedores ou mudar embalagens. “Mudanças são necessárias, mas não devem ser feitas sem um experimento confiável antes”, diz Ladmir Carvalho, diretor executivo da Alterdata. Confira algumas dicas do consultor para fazer testes de mercado de maneira mais inteligente:


Mantenha o foco
Faça questionamentos que os clientes possam responder imediatamente e escolha um universo limitado para aplicar o teste, seja para um produto novo, uma política de preço diferente ou uma mudança na forma de atender. Questione objetivamente para ter conclusões no curto prazo.



Simplifique
Opte por testes fáceis, que possam ser feitos com a sua própria equipe. Mudanças complexas de estrutura e pessoal para fazer um experimento podem trazer custos proibitivos. Caso o resultado não seja profundo o suficiente, promova novas rodadas para obter mais detalhes.



Explore possibilidades
Leve em conta diferentes variáveis na hora de formatar o teste. Se você quer avaliar o potencial de um novo modelo de venda para um produto, por exemplo, variáveis como vitrine, preço, treinamento do vendedor, material promocional, descontos e divulgação podem fazer sentido para a pesquisa.



Segmente
Se o seu negócio atende públicos diferentes – crianças e adultos ou homens e mulheres, por exemplo – é importante que todos sejam contemplados no teste, pois cada um deles pode ter uma reação distinta ao que está sendo proposto.



Pense fora da caixa
Em vez de pensar em mudanças incrementais, procure testar ideias e soluções completamente novas. Fazendo experimentos bem controlados e segmentados, os riscos e os custos são baixos e a oportunidade de inovação é alta.


Postado por: Redação PEGN - 8/11/2012 ás11:16

FONTE: PEGN

Nenhum comentário: