quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

CDB

Investimento em CDB é um bom negócio?

 
Já ressaltei em vários artigos minha preferência pelo investimento em títulos públicos (renda fixa) e fundos de índice (renda variável), além da estratégia de alocação de ativos.
  •  
Investimento em CDB é um bom negócio?

Entretanto isso não significa que são – necessariamente – as melhores opções de investimento ou a melhor estratégia para investir. Podem existir ativos mais rentáveis que títulos públicos, no caso da renda fixa, e ativos mais rentáveis que fundos de índice, no caso da renda variável.
Em relação à Renda Fixa, o principal questionamento que recebo se refere ao CDB. Muita gente pergunta se é mais vantajoso investir em CDB ou no Tesouro Direto. E meu objetivo é responder essa pergunta a partir de agora.

O que é CDB?

O significado da sigla é Certificado de Depósitos Bancários e, de uma forma sucinta, se trata de uma aplicação financeira onde cedemos determinado montante para o banco por um prazo previamente acordado e ele nos devolve esse montante acrescido de uma taxa de juros (pré ou pós fixada, assim como no Tesouro Direto). É assim que funciona um CDB.

Como comparar o CDB com os títulos públicos

Para comparar um CDB com algum dos títulos públicos disponíveis, é importante identificar como será a remuneração desse CDB. Se a taxa de juros for prefixada, o CDB só pode ser comparado com um título público prefixado. Caso seja pós-fixada, o título público também deve possuir essa característica.
Por mais óbvio que pode parecer, recebo muitas perguntas do tipo: “é melhor um CDB que rende 90% do CDI ou uma LTN que rende 8,5% a.a.?“. É impossível responder com exatidão a essa pergunta pois esses ativos possuem características bem distintas.
Se um CDB é prefixado, ele pode ser comparado com a LTN (título público prefixado). Caso ele seja indexado ao CDI, deve ser comparado com a LFT (título público indexado à taxa SELIC).
Antes de continuar essa leitura, é fundamental saber o que é CDI e o que é a taxa SELIC.

Investimento em CDB pós-fixado versus LFT

A LFT é indexada à taxa SELIC. A grosso modo, ela deveria render 100% da taxa SELIC e o CDI deveria ser igual à taxa SELIC. Mas na prática não é bem assim.
Como o investimento em títulos públicos sofre incidência de uma pequena taxa de administração (além de uma taxa de desconto na compra), uma LFT corresponde a um CDB que rende entre 98% e 99% do CDI. Não é possível calcular o valor exato, mas fica nessa faixa.
Como a tributação que incide tanto no CDB quanto no Tesouro Direto é igual, caso o CDB renda mais que 98% do CDI, ele deveria ser a melhor opção. Caso contrário, a LFT é a melhor opção.
(Se você não sabe o que significa “CDB que rende 98% do CDI”, leia o artigo “O que é CDI?)
O único título público que pode ser comparado a um CDB pós-fixado é a LFT. Afinal a composição da remuneração (taxa de juros) segue o mesmo princípio.

Melhores CDBs do mercado

Normalmente os grandes bancos oferecem CDBs com rentabilidades muito baixas (até 90% do CDI). Nesses casos, não há o que pensar. Opte pelos títulos públicos.
Entretanto existem grandes bancos que oferecem bons CDBs, para quem não precisa do dinheiro por um prazo superior a 2 anos. Para mais detalhes, leia o artigo “Melhores CDBs dos grandes bancos“.
Há também casos de bancos menores que oferecem CDBs com rentabilidade acima de 100% do CDI. O Sofisa Direto é um exemplo, mas é necessário ter cuidado com essas opções. Para saber mais, leia o artigo “Entenda o risco ao investir em CDB de bancos menores“.


Conclusão

Como fiz questão de deixar claro logo no começo do artigo, minha preferência pelos títulos públicos não quer dizer que estes são necessariamente a melhor opção de investimento em renda fixa. Há opções que podem ser mais rentáveis e o investimento em CDB é apenas um exemplo disso.
O importante é saber como comparar determinado CDB com o título público correto, para então tomar a melhor decisão. E acredito que expliquei de uma forma simples como fazer essa comparação.
Caso ainda reste alguma dúvida ou você queira compartilhar conosco sua opinião, deixe um comentário :)

Até a próxima!

Publicado em 05.12.2012 por em Renda Fixa

fonte: Quero ficar rico - educação financeira

Nenhum comentário: