terça-feira, 18 de dezembro de 2012

MEGAPROJETO IMOBILIÁRIO NO RIO DE JANEIRO

Donald Trump anuncia megaprojeto imobiliário no Rio de Janeiro

Trump Towers, chamada de "maior centro empresarial do País", terá cinco torres na região portuária da capital fluminense

Pedro Carvalho- iG São Paulo | - Atualizada às

Reprodução
Imagem retirada de vídeo de apresentação das Trump Towers: parceria com Even e MRP

O empresário e apresentador americano Donald Trump anunciou na manhã desta terça-feira (18) a construção de seu primeiro projeto no Brasil, a Trump Towers. O empreendimento ficará na zona portuária do Rio de Janeiro e será, de acordo com os responsáveis, o maior centro empresarial do Brasil. Os cinco prédios do complexo serão erguidos pelos parceiros locais de Trump, as construtoras Even e MRP International.

A cerimônia de anúncio, feita na capital fluminense, contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, além de Alberto Silva, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro, e Donald Trump Jr, filho do empresário.

"Estarei na cidade para ver os Jogos Olímpicos e outros eventos, mas, principalmente, eu irei para ver a Trump Towers, que será um incrível sucesso e um bonito trabalho", disse, através de vídeo, Donald Trump, que apresenta o programa "O Aprendiz", na rede NBC.

Os cinco prédios terão uma área construída total de 300 mil m2 na região do Porto Maravilha, projeto que revitaliza um espaço historicamente degradado da cidade. Alinhados lado a lado, com os topos inclinados e situados a frente das águas da região portuária (veja na foto acima), eles lembram o Parque da Cidade, empreendimento que é construído pela Odebrecht em São Paulo.


Os construtores afirmam que o total investido não pode ser revelado, nem a participação da Caixa, uma das parceiras no projeto, por confidencialidade do contrato. Mas, segundo os responsáveis, um cálculo conservador apontaria que o empreendimento tem potencial para gerar R$ 3 bilhões, naquilo que o mercado imobiliário chama de "valor global de vendas".

Getty Images
Trump, por vídeo: "Irei ao Rio para as Olimpíadas, mas principalmente para ver a Trump Towers"
As primeiras duas torres devem começar a ser construídas no segundo semestre de 2013 e as outras três serão erguidas conforme a demanda. As duas torres iniciais só começarão a ser vendidas após todas as licenças serem obtidas para a construção.
 
"Temos a visão de que o Porto Maravilha fará nascer o novo centro empresarial do Rio", disse Stefan Ivanov, presidente-executivo da MRP. "Não há espaço para escritórios no centro do Rio. Há espaço na Barra, que fica a 25km, e aqui no Porto, que é do lado do Centro", afirmou.
 
 
 
 
"O Porto Maravilha é uma transformação que acontece no Rio, como vimos áreas serem transformada em Londres, Bilbao e Buenos Aires", disse Carlos Terepins, presidente da Even, construtora que tem grande presença em São Paulo e agora expande a marca para o Rio.
 
Para a Caixa, que faz investimentos e financia melhorias estruturais da região, o projeto será uma "âncora" para a nova zona portuária. "Nós realmente acreditamos no projeto e ficamos felizes em fechar o ano com mais essa parceria", disse Flávio Arakaki, superintendente nacional de fundos da Caixa.
 
O prefeito do Rio de Janeiro agradeceu Donald Trump por "acreditar na cidade do Rio" e destacou o tamanho do investimento. "Significa que essa marca fortíssima está apostando na cidade, não apenas até os Jogos Olímpicos, mas por um longo tempo", afirmou. "Esse é provavelmente o maior investimento imobiliário da história da cidade, excluíndo a Barra da Tijuca", disse o prefeito.
 
 
- Mais:preço de imóveis no RJ e em SP subiu mais que principais aplicações


"Sentimos que a marca tem um longo caminho aqui. Estamos muito empolgados com o mercado brasileiro e com as parcerias que fizemos", disse Donald Trump Jr, filho do empresário, que representa o grupo no projeto e esteve na apresentação no Rio.

FONTE: IG ECONOMIA

Nenhum comentário: