Alcance seus objetivos investindo em títulos públicos


Fazia algum tempo que eu não escrevia sobre títulos públicos, apesar de considerá-los uma das melhores modalidades de investimento para para obter boa rentabilidade com baixo risco.
 
Para quem ainda não conhece bem sobre os títulos da dívida pública, recomendo a leitura dos artigo da seção Tesouro Direto, pois temos muito conteúdo sobre o assunto no Quero Ficar Rico.


Alcance seus objetivos investindo em títulos públicos


Entretanto não podemos investir sem objetivos. Precisamos deles até para nos motivarmos a investir e alcançar algo. Para tanto, é necessário transformar essas metas em objetivos financeiros, para podermos mensurar o andamento do processo. Escrevi o artigo “Defina objetivos financeiros” para tratar deste tópico e sugiro a leitura antes de continuar este artigo.

O intuito deste artigo é mostrar como é possível alcançar seus objetivos financeiros utilizando títulos da dívida pública, disponíveis através do Tesouro Direto, coincidindo o prazo dos objetivos com as datas de vencimento dos títulos públicos.



Preços, taxas e vencimento

Ao acessar a tabela de preços e taxas dos títulos públicos, é possível notar que todos os títulos, sem exceção, possuem uma data de vencimento. Trocando em miúdos, existe uma data onde o montante aplicado, acrescido dos juros, é devolvido para o investidor.

Para saber mais, sugiro a leitura do artigo “Preços e taxas dos títulos públicos“, onde esclareço com detalhes cada coluna da tabela.


Objetivos financeiros

Todos nós temos objetivos. E certamente boa parte deles pode ser convertido em valor monetário e ter um prazo.

Vejamos alguns exemplos:
trocar de carro,
fazer uma viagem nas férias,
comprar um imóvel
ou poupar para aposentadoria.

Para cada um, é possível definir um valor (quanto pretendo gastar) e um prazo (quando pretendo efetuar o gasto).

O foco, portanto, é tentar “encaixar” o quanto e quando de cada objetivo financeiro em algum dos títulos públicos disponíveis para compra. Afinal existem títulos com data de vencimento deste 01/01/2012 até 15/05/2045!



Quero fazer uma viagem em janeiro de 2013


O orçamento está apertado e talvez não seja possível fazer uma grande viagem no próximo ano. Mas que tal se preparar para fazer essa viagem em 2013? Uma opção para realizar este objetivo é investir em LTN (Letras do Tesouro Nacional), título prefixado com vencimento em 01/01/2013.
Além da segurança e ótima rentabilidade, você já desde o início quanto seu título vai render até a data esperada. Assim você saberá exatamente quando e quanto receberá ao final do período.



Quero poupar para pagar a faculdade do meu filho

Seu filho ainda tem 5 anos, mas você já está pensando no futuro dele e também nas altas mensalidades cobradas pelas faculdades privadas. Portanto você tem 13 anos pela frente para acumular o máximo possível para não passar por dificuldades quando o momento chegar.

Pensando nisso, que tal investir em NTN-B Principal (Notas do Tesouro Nacional), título indexado à inflação com vencimento para 15/08/2024? Investindo neste título, não é necessário se preocupar nem com a possibilidade de desvalorização do dinheiro aplicado, no caso de alta inflacionária, pois essa modalidade garante ganho real (acima da inflação) por volta de 6% ao ano.



Quero investir para ter uma aposentadoria tranquila

Você já definiu que quer se aposentar em 2035 e sabe quanto deseja receber mensalmente? Então não falta mais nada, pois o título ideal para esse objetivo já existe: NTN-B Principal com vencimento para 15/05/2035.

Assim como no caso da faculdade, o principal fator para objetivos de longo (ou longuíssimo) prazo é buscar ganhos reais (acima da inflação), evitando assim o risco de um período de alta inflacionária corroer seu investimento.



Conclusão

É importante deixar claro que os títulos públicos são ótimos investimentos, mas não são os únicos nem necessariamente os melhores para você.

Também não devem ser a única modalidade de investimento.

É primordial diversificar, até para diluir o risco, mesmo que já seja baixo. Afinal não podemos colocar todos os ovos numa mesma cesta.

Além disso, essa combinação “objetivos financeiros + títulos públicos” serve apenas para ilustrar que é possível investir de uma forma lúdica e, ao mesmo tempo, responsável, tornando o exercício do investimento prazeroso e desafiador.

Sempre bom lembrar também que para prazos mais longos é possível correr riscos maiores, em busca de rentabilidades melhores.

Procure por boas oportunidades no mercado imobiliário (terrenos, por exemplo) ou até o mesmo no mercado de ações.

Por fim, deixe um comentário e compartilhe sua opinião conosco sobre como investe para atingir seus objetivos financeiros.







Publicado em 14.06.2011 por em Tesouro Direto



Imagem de Rafael Seabra

Rafael Seabra é educador financeiro, MBA em Finanças pelo Ibmec, editor do Quero Ficar Rico, um dos sites de maior audiência do país na área de Educação Financeira, e autor do livro Como Investir Dinheiro.


fonte: Quero ficar rico - educação financeira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CONVERTER CRUZADOS EM REAIS?

MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO (EMPRESARIAL)

Como tirar o registro profissional(Mtb) - Jornalistas