Preços e taxas dos títulos públicos


À primeira vista, as informações sobre preços e taxas dos títulos públicos parecem algo complicado.
 
Preços que variam entre R$ 500,00 e R$ 4.500,00 e taxas que variam entre 0,00% e 12,97%.
 
O que significa cada um desses elementos é a pergunta mais comum para quem pensa em se aventurar por esse investimento.






Certamente para quem já investe essas informações já devem ser triviais. Entretanto já recebi vários e-mails de leitores com dúvidas em relação ao significado destes termos e sugerindo que escrevesse um artigo dedicado a esclarecer esse tema.

O intuito deste artigo, portanto, é explicar de uma forma bem simples o que significa cada elemento da tabela de preços e taxas dos títulos públicos disponíveis para compra.

Assim ficará muito mais fácil de acessar o site do Tesouro Direto e saber imediatamente quanto custa cada título e quanto cada um deles renderá anualmente até o vencimento.



Tabela de preços e taxas dos títulos públicos


O Tesouro Direto disponibiliza diariamente uma tabela com preços e taxas, durante o horário de funcionamento para compra e venda de títulos.

Como as vendas são realizadas apenas às quartas-feiras, apenas nesse dia é apresentado taxas e preços de venda.

Apresento abaixo um exemplo da tabela, extraída em 28/01/2011:

 

Título

Este atributo serve apenas para identificar o título público disponível para compra. Para saber mais sobre cada título, recomendo a leitura do artigo “Qual o título público mais conservador do mercado?“.



Vencimento

A data de vencimento é quando o dinheiro investido será devolvido (espécie de resgate), acrescido dos juros acordados no momento da compra.

Caso você não venda o título público adquirido, o dinheiro só retornará para você na data do vencimento.

O recomendado, na maioria das vezes, é comprar apenas os títulos que você poderá aguardar pelo vencimento, para não perder dinheiro no momento da venda.


Taxa (a.a.) de compra e venda


A taxa de compra representa quanto o título em questão renderá anualmente até o vencimento.

Entretanto há uma disparidade muito grande entre as taxas dos títulos. Essa diferença é explicada pela indexação a indicadores.

Em outras palavras, a taxa dos títulos prefixados já representa o valor final (por isso, são mais altas).

A taxa dos títulos indexados ao IPCA ainda será acrescentada à variação anual desse índice de inflação. A expectativa do IPCA para 2011 é de 5,53%.

Já a taxa dos títulos indexados à Selic geralmente é 0,00%, pois a rentabilidade desses títulos corresponde à variação da Selic. A estimativa da Selic para 2011 é 12,25%.



Preço Unitário Dia

Esse preço indica quanto cada título custa em determinado dia.

É importante frisar que não há relação entre o preço e a qualidade do título.

Os títulos mais caros não são melhores ou piores que os títulos mais baratos.

A formação de preço de cada título é bem diferente.

O que importa saber é que o valor mínimo para compra de qualquer título é a fração de 0,2 título, ou seja, 20% do valor de um título. (ANTES DE 2012, AGORA CAIU PARA 0,10%) Desta forma, para saber o valor mínimo que pode ser investido basta multiplicar o valor de 1 título por 0,2. Os títulos públicos são ofertados no Tesouro Direto em frações de 0,2 título, isto é, o investidor pode comprar 0,2 título; 0,4 título; 0,6 título; 0,8 título; 1,2 título e assim por diante. No entanto, não é possível comprar, por exemplo, 0,1 título ou 5,7 títulos.


Ainda restam dúvidas?

Se você leu este artigo e ainda não entendeu cada atributo, deixe um comentário com sua dúvida. Se tiver gostado do texto, aproveite também para assinar nossa newsletter e receber diariamente nossos artigos por e-mail, seguir o Quero Ficar Rico no Twitter ou até mesmo recomendar este artigo para seus amigos, através de uma das opções disponíveis logo abaixo.




Publicado em 28.01.2011 por em Tesouro Direto



Imagem de Rafael Seabra

Rafael Seabra é educador financeiro, MBA em Finanças pelo Ibmec, editor do Quero Ficar Rico, um dos sites de maior audiência do país na área de Educação Financeira, e autor do livro Como Investir Dinheiro.


fonte: Quero ficar rico - educação financeira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CONVERTER CRUZADOS EM REAIS?

MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO (EMPRESARIAL)

O QUE É CONTAINER REEFER?