terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Caem os lucros dos grandes bancos

Pela primeira vez desde o auge da crise, lucro somado dos três maiores bancos privados do País foi menor na comparação anual


Agência Estado |
AE
Agência do Bradesco em São Paulo: lucro um pouco maior, enquanto Santander e Itau encolheram
Pela primeira vez desde o auge da crise global, o lucro somado dos três maiores bancos privados do País caiu de um ano para o outro. Levantamento da empresa de informações financeiras Austin Rating feito a pedido da reportagem mostra que Itaú Unibanco, Bradesco e Santander, juntos, ganharam R$ 27,7 bilhões no ano passado, o que significou um recuo de 5,3% ante o exercício anterior.
 
- Veja também:Cidade suíça teme pela vida cultural após falência de banco

Individualmente, Itaú Unibanco e Santander viram seus resultados encolherem em 2012, enquanto o Bradesco conseguiu lucrar 3,2% a mais, um porcentual baixo se comparado ao dos anos recentes no sistema financeiro brasileiro.

Além do esforço do governo para derrubar os juros reais praticados no país, o desempenho apenas modesto para um segmento da economia que se acostumou a acumular recordes é explicado por outros fatores. Um deles é o aumento da inadimplência ao longo de quase todo o ano passado, que obrigou as instituições a fazerem pesadas provisões contra perdas. Considerando os mesmos três bancos, essas despesas avançaram quase 27%, para R$ 48,3 bilhões.

"O ano de 2012 foi marcado por uma grande subida nas provisões para devedores duvidosos", disse o presidente do Itaú, Roberto Setubal, na apresentação de resultados anuais. Em grande parte, explicou, a inadimplência decorreu da concessão farta de crédito em 2010, quando a economia cresceu 7,5%.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo


FONTE: IG ECONOMIA

Nenhum comentário: