terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

NOVO FORD FUSION


Avaliação do iG

Novo Fusion quer dominar segmento


Novo Fusion quer dominar segmento

Ford Fusion 2013SE 2.5 16V flex 4p automático seq.

 

Novo Fusion quer dominar o segmento

Versão tem motor Duratec 2.5 bicombustível e é R$ 20 mil mais barata que a top de linha Titanium AWD

Karina Simões, de Florianópolis, SC | 26/2/2013 11:25
 

Dados técnicos
    
Preço
R$ 92.990
Capacidade
5 passageiros
Velocidade máxima
0 km/h
0 a 100 km/h
0 s
Consumo urbano
0 km/l
Potência
167 cv
Torque
23,2 kgfm
Porta-malas
514 litros


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Depois de lançar o Fusion Titanium e vender as 700 unidades do lote inicial em apenas dois meses, a Ford apresentou nessa segunda-feira (25) o Fusion 2.5 Flex. A primeira aplicação bicombustível deste modelo, exclusivo para o mercado brasileiro, chega às lojas por R$ 92.990.

Embora o modelo Flex custe R$ 20 mil a menos que a versão Titanium Ecoboost 2.0 AWD (com tração integral), a Ford manteve os principais aspectos. A dianteira tem um “quê” de Aston Martin, com o capo vincado e o “bocão” cromado, que esconde uma grade com aletas móveis. Elas se abrem para o arrefecimento do motor, ou se fecham para auxiliar na aerodinâmica do veículo, melhorando a fluidez do ar pelo carro. Basicamente, o que difere as duas versões é a ausência de botão de partida, tração integral, aerofólio traseiro, saída dupla de escape, opção de trocas de marcha manual por borboletas no volante e rodas aro 18", itens ostentados na versão top de linha.



Sob o capô

A Ford optou por usar uma versão do motor da Ranger, Duratec 2.5 flex de 16V, com bloco e cabeçote de alumínio, comando variável de válvulas e uma bobina de ignição por cilindro. Produz até 175 cv e 24,1 kgfm de torque quando abastecido com etanol, enquanto na gasolina, os números caem para 167 cv e 23,2 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,5 segundos, conforme informou a montadora, no entanto, os dados de consumo não foram divulgados.
A transmissão automática de seis velocidades tem opção de trocas manuais. Porém, para mudar as marchas é necessário acionar os botões na própria manopla de câmbio. Ao dirigir, senti que este formato deixou as trocas bem menos emocionantes.
A direção elétrica foi reequilibrada e está bem firme. Segundo Eduardo Barreto, gerente de engenharia da Ford do Brasil, a marca procurou um meio termo entre o ajuste do modelo feito para os EUA e o que é feito para a Europa. Estranhamente, o veículo avaliado pelo iG apresentou alguns ruídos na suspensão dianteira, além de raspar a frente a cada pequeno obstáculo, mesmo tomando o cuidado necessário.



Tecnologia e segurança

Quanto aos equipamentos de segurança, o Fusion de entrada não deixa a desejar. Vem com 8 airbags (inclusive para os joelhos), sistema que ajusta eletronicamente a intensidade do airbag de acordo com o peso do ocupante, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, freios ABS, câmera e sensor de ré, monitoramento da pressão dos pneus e sistema de alerta em caso de acidentes.
O Key Pad, sistema de abertura das portas através de senha, substituiu os botões numéricos que ficavam abaixo da maçaneta do motorista por números integrados à coluna B, que acendem ao toque. Além disso, caso você queira emprestar o “possante” para seu filho recém-habilitado, é possível programar na chave My Key o limite de velocidade e do som do carro, por exemplo.
Como único opcional, há o teto solar por mais R$ 4 mil. Afinal, de série estão inclusos o sistema multimídia Synk com tela sensível ao toque de 8”, sistema de navegação (GPS) com comando de voz, conexão para Bluetooth, USB, cartão de memória e entrada de vídeo/áudio RCA. Os bancos são em couro, os dianteiros aquecidos e o do motorista possui ajustes elétricos. O volante é repleto de botões para controlar o som, atender telefone e configurar as duas telas de LDC de 4.2”, uma de cada lado do velocímetro, iguais as que equipam o Edge.
O interior so sedã é luxuoso e bem amplo. Passageiros que vão atrás podem cruzar as pernas com sobras de espaço. Também pudera, a distância entre-eixos é de 2,85 metros. O porta-malas também é grande, com capacidade para 514 litros.



E a família aumenta

Para sua faixa de preço, o modelo vem bem completo e conta com 3 anos de garantia. Por ser trazido do México, país com o qual o Brasil mantém acordo comercial, o valor está abaixo do seus concorrentes Hyunday Sonata, Kia Optima, Peugeot 508 e possivelmente dos que devem chegar em breve como o Chevrolet Malibu e o Nissan Altima.
O Fusion 2.5 Flex posiciona-se como a versão de entrada da linha, que contará ainda com o modelo Titanium 2.0 com tração dianteira, que chega em março por R$ 99.990. Para este semestre está prometido o último integrante da família, o Fusion Hybrid. A versão “verde” terá os mesmos itens da Titanium AWD, porém com um motor elétrico e outro à combustão. O preço ainda não foi informado, mas é certo que será o mais caro da linha.


FONTE: IG CARROS

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