sábado, 16 de março de 2013

Aplicativo da Receita permite calcular IR por tablets e smartphones

Receita estuda permitir o preenchimento da declaração do Imposto de Renda pelos dispositivos móveis. Novidade ainda não tem data prevista


iG São Paulo* | - Atualizada às

Receita Federal
Tela do aplicativo da Receita para Androids

O contribuinte que possui smartphone ou tablet pode, a partir desta sexta-feira (15), usar o aparelho para consultar e imprimir o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) para pagar cotas do Imposto de Renda a partir de 2006, desde que faça o cadastramento prévio do equipamento na página do e-CAC, da Receita Federal.

A novidade foi anunciada hoje, em entrevista coletiva, pelo supervisor nacional programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, e a coordenadora de sistemas da Codac (Coordenação de Arrecadação e Cobrança), Maria Rita Abreu.


Baixe aqui o aplicativo da Receita para dispositivos móveis


O novo serviço integra a segunda versão do programa APP Pessoa Física, que roda em aparelhos que utilizem os sistemas operacionais Android ou iOS (Apple iPhone). A nova ver~soa, segundo o fisco, pretende facilitar a vida dos contribuintes que utilizam tablets e smartphones. No caso do DARF, o aplicativo atualiza os valores automaticamente, com cálculo de multa e juros.
Ainda não é possível preencher a declaração por smartphones ou tablets, mas a Receita informou que estuda esta possibilidade, ainda sem data prevista, já que seria preciso atender "a uma série de requisitos de segurança", segundo Maria Rita.
O preenchimento da declaração por dispositivos móveis faz parte do trabalho de modernização da Receita, que inclui, entre outros pontos, a declaração pré-preenchida em 2014, também em estudo.




CONHEÇA AS NOVIDADES DO APLICATIVO:

Armazenamento
A nova versão do aplicativo permite armazenar o histórico dos serviços de “Consulta CPF” e “Restituição CPF”, disponíveis desde junho do ano passado. Segundo Maria Rita, os aparelhos poderão guardar os históricos de “até 20 CPFs”.


Cálculo do IR
Contribuintes que utilizam podem agora calcular o Imposto de Renda Pessoa Física (mensal e anual) por meio dos aparelhos móveis na página da Receita e no e-CAC, o cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física. O cálculo mostra a melhor forma de declaração, se padrão ou simplificada.


Perguntão do IR
É possível acessar nos aparelhos uma versão resumida do “Perguntão IRPF2013”, disponível na página da RFB. Poderão ser feitas consultas por capítulo ou pesquisas por palavra-chave, com opção de marcar trechos favoritos.


Quiz
A nova versão do APP Pessoa Física inclui um resumo do Quiz, com 300 perguntas e respostas, sobre a declaração do IR.

* Com informações da Receita Federal e Agência Brasil.

FONTE: IG ECONOMIA

Nenhum comentário: