quarta-feira, 13 de março de 2013

ECONOMIZE NAS LIGAÇÕES DE CELULAR

  • Apps ajudam a economizar nas ligações por celular
  • Skype está entre os serviços de VoIP mais usados

  • Google Glass tem programas; veja como funcionam

  • Empresa faz sistema para controlar PC por gestos

  •  
     
     
    português
    Gizmodo
    Atualizado: 12/03/2013 | Por André Ferraz-- Gizmodo

    5 aplicativos para fazer ligações e economizar com telefone

    Do Skype ao Viber, passando pelo Google Voice, confira opções para falar de graça (ou bem baratinho) usando um celular e a internet
    Skype
    Skype
    Muita gente se empolgou, ao final de fevereiro, com a possibilidade de ligar gratuitamente para os contatos do Facebook, usando o iPhone. Mas o fato é que, até agora, o serviço está disponível apenas nos Estados Unidos e no Canadá.
    Se o recurso não dá o ar da graça aqui no Brasil, existem aplicativos interessantes (conhecidos ou obscuros) para falar de graça com todos os contatos que usam o mesmo programa. Caso queira ligar para um número de celular, o usuário também pode, pagando um valor geralmente bem menor do que se usasse o serviço de telefonia comum.
    Cada serviço tem vantagens para destinos específicos. Usando o Skype, você paga 6 centavos por minuto numa chamada para diversos países da Europa, por exemplo. E com o Google Voice, é possível ligar para os Estados Unidos pagando cerca de 2 centavos por minuto.
    Selecionamos cinco desses aplicativos, todos baixados gratuitamente, que também têm recursos como enviar mensagens de texto e transmitir vídeos, usando a rede 3G ou Wi-Fi.




    Skype

    O bom e tradicional Skype
    Entre os serviços de VoIP mais conhecidos, está o Skype. Comprado pela Microsoft no final de 2011 por US$ 8,5 bilhões, ele substituiu o Live Messenger como comunicador da gigante dos sistemas operacionais.
    O Skype permite ligações, chat e até videoconferências entre seus usuários, tudo gratuitamente. Além disso, é possível ligar para telefones fixos e celulares com um custo menor do que os praticados pelas operadoras, principalmente no caso de ligações internacionais.
    A ferramenta é bem difundida e está disponível em televisores, telefones fixos, tablets, computadores e smartphones. Windows Phone, iPhone e Android são bem servidos pelo aplicativo, bem desenhado e simples de usar. Só é preciso ficar de olho na bateria - esquecer uma conexão ativa pode acabar com a carga em pouco tempo.




    Voice

    Toda a discrição do Google Voice
    O Voice começou quase escondido em meio aos serviços do Google, mas logo a empresa tratou de expandir o serviço. Assim como outros sistemas de ligação de voz pela internet, ele começou limitado aos EUA. Não demorou muito para a empresa criar aplicativos para o serviço, inclusive tendo sido rejeitada pela App Store, da Apple, inicialmente.
    Hoje o Voice dá um número de telefone para os usuários. É possível enviar mensagens de texto e fazer ligações, além de ter uma caixa postal integrada. Porém essas ligações só são gratuitas de PC para PC, ou de PC para celular. Caso o usuário queira ligar de celular para celular, ou mesmo para um número fora do Google Voice, ele terá de pagar.
    Nos smartphones, o serviço pode ser usado por aplicativos de Android, BlackBerry e iPhone. Para outros sistemas, é necessário acessar a versão móvel do site do serviço, com recursos limitados.




    Fring

    Fring é bom para conferências
    Quando o assunto é conversar com mais de um usuário ao mesmo tempo (coisa que pode ser importante no uso empresarial, por exemplo), o Fring é um dos primeiros nomes que vêm a cabeça.
    O aplicativo existe desde 2006 e utilizava a plataforma de outros comunicadores para fazer ligações. Hoje ele mudou bastante e, apesar de um visual um tanto carrancudo, tem sistema próprio de ligações gratuitas entre os usuários.
    Além disso, é possível ligar para telefones fixos e celulares com custos menores. Para isso é necessária apenas uma conexão com a internet. O aplicativo está disponível para iOS, Android e Symbian.




    Viber

    O Viber não drena a bateria
    Com um crescimento meteórico e mais de 175 milhões de usuários, o Viber é um dos mais utilizados comunicadores do mundo. Ele simplifica os passos para começar a usar o aplicativo colocando o número de telefone como base para funcionar. Esse sistema facilita encontrar seus contatos que utilizam o serviço e permite enviar imediatamente mensagens para eles - é parecido com a configuração do Whatsapp, por exemplo.
    Apesar de ser usado principalmente para mensagens, o Viber tem suporte a ligações gratuitas via internet. Como vantagem, ele tem a simplicidade e o fato de não acabar com a bateria do smartphone. A disponibilidade é outra vantagem. Ele está nos sistemas iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry, Symbian e Bada.




    Nenhum comentário: