domingo, 31 de março de 2013

IGP-M ACUMULADO

Preços

Inflação do aluguel desacelera em março para 0,21%

IGP-M veio abaixo das expectativas. Contudo, a taxa acumulada em 12 meses até março é de 8,06%

 O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado em reajustes de contratos de alguéis, subiu 0,21% em março, ante elevação de 0,29% em fevereiro, informou nesta quarta-feira a Fundação Getulio Vargas. A desaceleração do índice se deu por causa da redução dos preços do atacado e da construção, que acabaram por compensar a alta no varejo. Também houve desaceleração em relação à segunda prévia de março (0,24%) e o resultado ficou abaixo da expectativa de analistas, que apontavam alta de 0,31%. A variação acumulada do IGP-M em 2013 é de 0,43%, mas a taxa acumulada em 12 meses até março sobe para 8,06%.
 
A inflação tem sido motivo de preocupação tanto do governo quanto do mercado, principalmente depois de o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), prévia da inflação oficial, ter se aproximado no acumulado em 12 meses em março do teto da meta do governo, ao subir 6,43% em 12 meses.

Analistas acreditam que o início do ciclo do aperto monetário será logo. Os economistas ouvidos pelo Banco Central para o relatório Focus desta semana aumentaram de 8,25% para 8,5% sua projeção para a Selic, taxa básica de juros, neste ano. Este seria, na visão deles, o próximo instrumento que o governo vai usar para tentar frear a escalada de preços. Agora, a atenção se volta para a divulgação, na quinta-feira, do Relatório Trimestral de Inflação do BC, com projeções sobre inflação e atividade econômica.

Leia também: BC poderá tomar novas medidas para conter inflação, diz Tombini
Após ata do Copom, mercado eleva previsão para Selic a 8,25%



Segmentos - O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, ficou praticamente estável, a 0,22% em março, ante avanço de 0,21% em fevereiro. Os produtos industriais desaceraram para alta de 0,30% depois de subir para 0,82% em fevereiro. Já os agropecuários registraram queda de 0,70% em março, ante recuo de 1,31% no mês anterior.

Por sua vez, no varejo, o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30% no índice geral, acelerou a alta para 0,72%, contra 0,30% visto anteriormente. A principal contribuição partiu do grupo Habitação, com avanço de 0,48% em março, após ter registrado queda de 1,75% no mês anterior. Nesta classe de despesa, destacou-se o comportamento do item tarifa de eletricidade residencial, cuja taxa passou de -16,14% para -1,62%.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que responde por 10% do IGP-M, registrou elevação de 0,28% no terceiro mês do ano, desacelerando ante alta de 0,80% em março. O indicador foi puxada pela mão de obra, com alta de 0,14% após avanço de 1%.

Além de medir a evolução do nível de preços, o IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel. Ele é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

(com agência Reuters)

FONTE: VEJA (http://veja.abril.com.br/noticia/economia/inflacao-do-aluguel-desacelera-em-marco-para-0-21)

Nenhum comentário: