domingo, 14 de abril de 2013

As vantagens e desvantagens de um negócio corporativo

Focar em clientes B2B pode trazer retorno mais rápido, mas menos prestígio

            
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A ascensão da classe C e o potencial de crescimento do e-commerce no Brasil com certeza têm aberto caminho para novos negócios voltados a consumidores finais, o chamado B2C (business to consumer). Mas há também muito espaço para startups que oferecem serviços a outros negócios, atuando no B2B (business to business). O modelo traz oportunidades e desafios.

Gustavo Paullilo vive isso na pele. Ele é fundador do Agendor, ferramenta que possibilita a empresas organizar e medir o resultado de seus relacionamentos. A startup é uma das aceleradas da Tree Labs, que tem foco em negócios B2B. Paullilo aponta algumas das vantagens e desvantagens de trabalhar com o modelo:



Precificação do produto B2B é mais alta

        O serviço oferecido para uma empresa geralmente pode ter um preço maior do que se fosse para o consumidor comum. “Quando você cria algo em que as empresas conseguem enxergar resultados, seu produto é valorizado”, diz o empreendedor.



Fornecedor e cliente se entendem melhor no B2B

        Como se trata de empresários negociando, a conversa pode ser de igual para igual. “Os clientes tratam seu produto com mais respeito, pois sabem como é o dia a dia de uma empresa”, afirma Paullilo.



Startups B2B são menos populares

        Para Paullilo, esta é a única desvantagem de investir nesses clientes. “Geralmente os produtos B2B são vistos com menos glamour por padrão.”



B2B traz retorno mais rápido, mas cresce mais devagar

        Uma startup B2C normalmente precisa ter uma presença de mercado muito grande para começar a ter um bom retorno. Já no mundo B2B, existem vários casos em que, com poucos clientes, a empresa chega ao ponto de equilíbrio em poucos meses e com pouco investimento. “Mas nesses casos a curva de crescimento não é tão drástica quanto a do B2C”, diz Paullilo.



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Por Daniela Moreira

fonte: PEGN

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