quinta-feira, 4 de abril de 2013

COMO AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE

Aumentar a produtividade, via de regra, visa duas coisas: produzir mais trabalhando a mesma quantidade de tempo ou produzir no mesmo nível atual trabalhando bem menos.
Como Aumentar a Produtividade

Algumas pessoas não conseguem melhorar a produtividade porque não são organizadas e disciplinadas para tal. Outras simplesmente optam por não fazer isso, com o pensamento que se forem mais produtivas, apenas receberão mais trabalho do chefe.
O objetivo deste artigo é discutir um pouco sobre como aumentar a produtividade, falar sobre o Tim Ferriss (autor do best-seller Trabalhe 4 Horas Por Semana, que pelo título já dá para saber que o cara é mestre em produtividade) e, por fim, recomendar um excelente vídeo sobre produtividade.


Por que aumentar a produtividade?

A primeira questão a ser debatida é que o aumento da produtividade não impacta apenas no nosso trabalho. Ele também vai melhorar nosso desempenho nos estudos e até em projetos pessoais.
Outro fator importante do aumento da produtividade se refere ao nosso foco. Não devemos trabalhar o dobro do tempo. Devemos apenas identificar as atividades mais importantes, para saber o que deve ser eliminado e também eliminar as distrações.
A ideia, no final das contas, é conseguir conciliar várias atividades (pessoais e profissionais) e realmente conseguir realizá-las, gastando menos tempo e esforço. Está diretamente relacionada com ganhar dinheiro.


O que é Tim Ferriss tem a ver com produtividade?

Quando escrevi o artigo “Internet lifestyle: esqueça o velho conceito de trabalho“, apresentei um estilo de vida totalmente diferente do padrão, inspirado na forma que trabalho atualmente e mostrei um livro fantástico sobre o tema: Trabalhe 4 Horas Por Semana.
O autor desse livro – Tim Ferriss – é um cara que soube como ninguém maximizar sua produtividade. Dentre outras coisas, ele conseguiu se tornar:
  • Tetracampeão mundial de vale-tudo;
  • Recordista mundial de tango no Guiness;
  • Campeão nacional chinês de kickboxing;
  • Ator de séries televisivas de destaque na China e em Hong-Kong;
  • Apresentador de TV na Tailândia e na China;
  • E por aí vai…
Ele ficou rico vendendo suplementos alimentares pela internet e atualmente continua vagando pelo mundo, curtindo suas mini-aposentadorias (conceito explicado no livro).
Apesar do principal foco do livro Trabalhe 4 Horas por Semana não ser o aumento da produtividade, recomendo fortemente a leitura. É realmente surpreendente.
A grande vantagem de aumentar a produtividade, segundo Ferriss, é ter tempo livre ao mesmo tempo que consegue manter ou aumentar sua renda.


Excelente vídeo sobre produtividade

Para finalizar este artigo sobre produtividade (pretendo voltar a escrever sobre o assunto e até mesmo convidar alguns especialistas), recomendo o excelente vídeo produzido pelo Seiiti Arata: O que os métodos de “Gerenciamento de Tempo” não ensinam.
O Seiiti é muito fera em tudo que faz e esse vídeo é apenas mais um exemplo de sua capacidade.
(Clique AQUI para assistir ao vídeo)



Até a próxima!

Publicado em 01.04.2013 por em Empreendedorismo
fonte: Quero ficar rico - Educação Financeira

Nenhum comentário: