segunda-feira, 8 de abril de 2013

IR 2013

Pagar IR à vista é melhor que parcelar, dizem especialistas

Juros mensais cobrados pela Receita são de 1% mais a taxa Selic. Contribuinte pode parcelar em até oito vezes ou usar dinheiro da poupança para quitar em parcela única

Taís Laporta- iG São Paulo |

Getty Images
Contribuinte pode parcelar IR em oito vezes

Parcelar o pagamento do Imposto de Renda pode ser mau negócio e só vale para quem não puder pagar à vista. O alerta é de especialistas contábeis, que afirmam que os juros cobrados são muito altos: 1% ao mês, mais a taxa básica de juros (Selic).
Rogério Kita, sócio diretor da NK Contabilidade, explica que o contribuinte tem a opção de parcelar o pagamento do imposto em até oito vezes. “Quem entregou a declaração até 30 de março pôde escolher o débito automático em conta. Quem ainda não declarou deve agora imprimir um guia de pagamento por meio do programa da Receita (Darf) e optar por cota única ou parcelas”.
A cota mínima mensal é de R$ 50 e os juros só passam a incidir a partir da segunda parcela, lembra o especialista.
Para saber quanto de juros será cobrado em cada prestação do Imposto de Renda, o Fisco fornece um aplicativo chamado Sicalc ( http://www.receita.fazenda.gov.br/pagamentos/darf/sicalc.htm), que permite calcular a taxa Selic do mês.



POUPANÇA

Segundo o coordenador de ciências contábeis da faculdade Santa Marcelina, Reginaldo Gonçalves, o contribuinte que tiver dinheiro aplicado na poupança deve aproveitar para pagar o Imposto de Renda à vista. “Vale à pena tirar dinheiro desta aplicação, porque o rendimento é apenas 70% da taxa Selic”, explica.

Leia mais: Visite a página especial do iG sobre Imposto de Renda

Após um ciclo de queda que levou a taxa básica de juros aos atuais 7,25%, o Banco Central acena para uma retomada de altas, que podem levar a Selic a 8,5% até o fim do ano. Se a previsão se confirmar, o parcelamento o IR ficará ainda mais salgado para o contribuinte.


FONTE: IG ECONOMIA

Nenhum comentário: