sexta-feira, 7 de junho de 2013

LIDERANÇA & SUCESSO


Liderança: requisito essencial para o sucesso na carreira



O que é preciso para conquistar espaço em grandes empresas e fazer a diferença no mercado de trabalho? Falar um segundo idioma, fazer cursos de aperfeiçoamento, procurar um coaching ou fazer treinamentos. Tudo isso é válido, mas existe um ingrediente que não pode faltar aos jovens que estão em busca de uma carreira de sucesso: liderança.

Leia também:
Veja 5 considerações antes de abrir um negócio
40% dos brasileiros pretendem mudar de emprego este ano


Ser Líder ou ser chefe? Muitas pessoas podem pensar que é a mesma coisa, mas há uma grande diferença. "O conceito de liderança no mercado passa por uma mudança importante. Observamos que existe cada vez menos espaço para o 'chefe' que somente dá ordens. As pessoas querem fazer parte de algo e não somente obedecer a ordens. Hoje, um líder é reconhecido por ser exemplo de sucesso, acompanhar as tarefas dos liderados de maneira horizontal, trabalhar como os outros e servindo como exemplo", explica Bernardo Cavour, headhunter e sócio da FLOW Executive Finders.

Dada a explicação, agora vem outra questão: Como ser líder? Existe algum treinamento para se tornar um líder? Segundo Fernanda Abreu, diretora de Pessoas, Projetos e Gestão do Instituto Aquila, ser líder não é tarefa tão impossível como as pessoas pensam: "A liderança é uma característica nata, mas é possível desenvolvê-la, sim". Para a diretora, os passos para desenvolver a liderança são conhecimento, respeito, foco, organização e avaliação.

Para deixar de ser um chefe e se tornar um líder, é preciso ter a capacidade de observar e refletir sobre as consequências de suas ações. "Caso ele não observe as consequências e não refleta sobre os motivos e significado das ações, dificilmente conseguirá aprender e ser um líder", explica Fernanda Abreu.

"Para que esta liderança seja legitimada, a pessoa precisa ter uma inteligência emocional desenvolvida que lhe confira habilidades como automotivação, autoconhecimento, autocontrole, bom relacionamento e empatia. Todos nós nascemos com diferentes níveis de desenvolvimento destas habilidades, mas podemos fortalecê-las com vontade, treinamentos e feedbacks de gestores e mentores. O desenvolvimento será melhor e mais fácil quanto maior for o engajamento da pessoa", afirma Bernardo Cavour.

A mudança começa internamente, a partir do momento em que a pessoa se pergunta sobre o que é necessário para receber mais apoio da sua equipe. "Uma vez que a mudança interna aconteça, é possível externá-la por meio de desenvolvimento de planos de ação em conjunto com seu time e saindo do papel de somente dar ordens, ainda que claramente, assumindo a responsabilidade pelo caminho a ser seguido", complementa o headhunter.

Para ter sucesso nessa nova fase os chefes terão que exercer uma liderança mais democrática e precisarão trabalhar o comportamento educador (persuasivo) demonstrando a competência na tomada de decisão. "Estes chefes terão que mostrar muito conhecimento, unir pessoas e atingir metas para ser aceito pelos funcionários", diz Fernanda Abreu.

A evolução da sociedade, das empresas e das famílias depende da atuação e inspiração de pequenos, médios e grandes líderes. Ser um bom líder é agregar valor às pessoas, se interessar por elas. É necessário atuar intensamente nas ações cotidianas que sustentam o foco da sua equipe em atingir resultado. Os rituais de acompanhamento dos resultados da equipe é um ótimo exemplo para demonstrar sua capacidade de liderança.

Quando o superior não consegue motivar e inspirar a sua equipe não é visto com bons olhos e então irá perder o respeito. "Se um líder souber usar as suas ferramentas motivacionais e suas habilidades sociais e se aproximar dos aprendizes, ele estará muito perto do trabalho, das demandas, dos possíveis conflitos e dos próprios funcionários. Proximidade e abertura são dois pontos importantes para que haja controle e convergência nas zonas de trabalho", afirma Bernardo.

De acordo com Fernanda Abreu a procura por líderes nas seleções de funcionários tem aumentado e os recrutadores analisam alguns pontos nos candidatos: "nas dinâmicas em grupo, procuramos o candidato que mais tiver brilhos nos olhos, que se expressam com empolgação e demonstram as habilidades que têm. Procuramos os líderes em cada fase de um processo seletivo, aqueles que se destacam e conduzem o grupo. O conhecimento será conquistado no dia a dia do trabalho".

Por | Yahoo! Contributor Network – 11 horas atrás

FONTE: YAHOO - FINANÇAS

Nenhum comentário: