quinta-feira, 6 de junho de 2013

O Que Significa a LFT com Taxa de Compra Negativa?


Publicado em 06.06.2013 por em Investimentos
O Que Significa a LFT com Taxa de Compra Negativa?Muitos leitores têm perguntado a mesma coisa: por que a LFT está com taxa de compra negativa?
Primeiramente é importante não confundir taxa de compra com rentabilidade. Até porque a LFT (Letra Financeira do Tesouro) é o único título público que nunca apresenta rentabilidade negativa.
Para entender melhor essa situação, recomendo a leitura do artigo “Por Que Devemos Diversificar Nossos Investimentos“.

LFT com taxa de compra negativa

Antes de explicar porque a LFT está com taxa negativa e como isso afeta sua rentabilidade, vou mostrar a tabela de preços e taxas dos títulos públicos disponíveis para compra:
LFT com taxa de compra negativa
Como podemos observar na tabela acima, a LFT 070317 está com taxa de compra -0,05%. Quando essa taxa está negativa, significa que o título está sendo vendido com ágio (preço mais alto que o valor nominal).
Em outras palavras, o título está mais caro que o normal e sua rentabilidade será menor que o índice ao qual ele está vinculado.
No caso da LFT, que é indexada à taxa SELIC, sua rentabilidade será um pouco menor que essa taxa.
Para deixar mais mais claro, vamos a um exemplo prático. A taxa SELIC está em 8% ao ano. Supondo que ela não mude nos próximos 12 meses, se você comprasse a LFT 070317 com taxa de -0,05%, sua rentabilidade bruta nos próximos 12 meses seria 7,95%.
Apesar do resultado coincidir, não se trata de uma subtração (8,00% – 0,05% = 7,95%). O modo correto de calcular seria esse:
(1 + Taxa Bruta) = (1 + SELIC) * (1 + TaxaCompra) = (1 + 0,08) * (1 – 0,0005) = 1,08 * 0,9995
(1 + Taxa Bruta) = 1,07946
Então: Taxa Bruta = 0,07946 ou 7,946% (aproximadamente 7,95%).
Ufa!
A conta não é tão simples, mas para valores pequenos, a subtração funciona bem :)

Por que a LFT está com taxa de compra negativa?

Sempre que a taxa SELIC sobe, o preço dos demais títulos públicos (exceto LFT) cai. Isso é fácil de observar na tabela a seguir.
Tabela de Rentabilidade do Tesouro Direto
Como você pode ver, praticamente todos os títulos (exceto a LFT) apresentam rentabilidade negativa nos últimos 30 dias. Isso é um reflexo do aumento da taxa SELIC, que aumenta a taxa de compra desses títulos e diminui seus preços.
Por essa razão, muitos investidores se assustam com essa rentabilidade negativa e partem para comprar a LFT, título de baixíssimo risco (por não apresentar rentabilidade negativa).
Por conta dessa aumenta na procura, o preço de compra da LFT sobe acima do valor nominal (ágio), que é representado pela taxa de compra negativa.

Então não devo comprar LFT?

Nada impede que você compre. Até porque, mesmo com esse ágio, a rentabilidade dela é muito superior à maioria dos CDBs oferecidos no mercado.
Para efeito de comparação, a LFTnas condições atuais rende aproximadamente 98% do CDI. Dificilmente você vai encontrar um CDB com essa rentabilidade, sobretudo quando é possível investir com menos de R$ 600, que é o caso da LFT.
Portanto, essa taxa de compra negativa não é motivo para preocupação. Pode continuar comprando sua LFT, caso ela faça parte da sua carteira de investimento. E eu recomendo que faça :)
Até a próxima!


Publicado em 06.06.2013 por em Investimentos

fonte: Quero ficar rico - educação financeira

Nenhum comentário: