sábado, 15 de junho de 2013

Pesquisa mostra obstáculos que dificultam investimento dos EUA no Brasil


São Paulo, 14 jun (EFE).- A burocracia e os elevados impostos representam os maiores "obstáculos" para o investimento no Brasil, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira e realizada entre 92 empresas dos Estados Unidos que já operam ou pretendem se instalar no país.
 
A pesquisa foi elaborada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil) e situa como terceiro ponto negativo para o investimento a falta de infraestruturas adequadas, citada por 11% das empresas consultadas.
 
A burocracia foi mencionada como maior dificuldade por 33%, enquanto 21% criticou a alta carga tributária.
 
Apesar dessas críticas, os empresários avaliaram o clima que existe para os negócios no Brasil e 37% disse que o principal atrativo oferecido pelo país é seu forte mercado interno, que para 50% é o grande diferencial entre este país e outros da América Latina.
 
Segundo a Amcham, 40% dos entrevistados já têm algum tipo de relação comercial com o Brasil, enquanto 60% restantes planejam iniciá-la em curto prazo.
 
Das empresas que já operam no país, 89% disseram que pretende expandir seus negócios no Brasil e, delas, 47% estão decididas a fazê-lo nos próximos seis meses.
 
 
Os setores de maior interesse são
 
- bens de consumo (10%),
- construção (10%),
- agricultura (9%),
-  telecomunicações (8%),
- logística (8%),
- petróleo e gás (7%),
- saúde e biotecnologia (7%),
- indústria automotiva (7%),
- transporte e turismo (5%),
-  recursos naturais e energia (5%) e
- educação (3%).
 
 
A pesquisa foi realizada entre a última semana de maio e a primeira de junho e segundo Camila Moura, gerente de Comércio Exterior da Amcham, seu objetivo era "identificar as dificuldades" enfrentadas pelos empresários no Brasil e oferecer uma melhor informação sobre como fazer negócios no país. EFE
FONTE: YAHOO

Nenhum comentário: