quinta-feira, 13 de junho de 2013

PONTOS COMERCIAIS PARA FRANQUIAS

Franquias de sushi e sanduíche miram de prédios comerciais a postos de gasolina

Estabelecimentos e centros empresariais devem elevar faturamento da Ornatus em 20%

Marília Almeida - iG São Paulo | - Atualizada às
 
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Eduardo Morita, diretor de desenvolvimento de negócios do grupo de franquias: plano de expansão
O Grupo Ornatus, que reúne as marcas Morana, Baloné e Love Brands (de acessórios femininos) e Jin Jin Wok, Jin Jin Sushi, Little Tokyo e My Sandwich (no ramo de alimentação) tem como próximo alvo de expansão os centros empresariais com 3 mil a 4 mil funcionários; estabelecimentos comerciais e prédios corporativos.
 
 
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"Além de torres de escritório, também queremos estar em hospitais, grandes empresas, mercados e até postos de gasolina", diz Eduardo Morita, diretor de expansão do Grupo Ornatus. A ideia é complementar a oferta de cafeterias existentes nestes pontos, com o mote de alimentação saudável.
"Há demanda de consumidores por conveniência, e do mercado por operações padronizadas, fora de grandes centros comerciais", conclui o executivo
Para entrar no mercado, o grupo de franquias criou o modelo de quiosque para duas de suas marcas, a MySandwich, trazida de Portugal no ano passado e que tem apenas quatro lojas físicas em operação no País; e Jin Jin Sushi, criada no início do ano e derivada da marca mais antiga do grupo, a Jin Jin Wok, de culinária chinesa.
O modelo deve atrair novos investidores e fazer com que os atuais franqueados possam expandir operações. Isso porque o modelo de quiosque custa entre R$ 150 mil e R$ 200 mil, a metade do investimento em uma loja convencional, e ambas as marcas são novas no País e encontram espaço para crescer.
 
 
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Quiosque Jin Jin Sushi: espaço deve ser de, em média, 14 metros quadrados
Hoje as marcas de acessórios do grupo somam faturamento anual de R$ 300 milhões. As franquias de alimentação, capitaneada pela Jin Jin Wok, faturam R$ 70 milhões por ano.
Com as operações em novos postos de venda e no formato quiosque, o grupo espera incrementar o faturamento em alimentação em 20% a 30%, e chegar a um valor entre R$ 90 milhões e R$ 100 milhões. O grupo Ornatus cresce cerca de 15% ao ano em número de unidades, segundo o executivo
 
 
 
Investimentos
           
A Ornatus pretende agregar mais duas marcas ao portfólio. "Temos franqueados que pensam em expandir negócios no mesmo shopping onde já atuam. Então, é quase uma obrigação nossa expandir marcas", diz Morita. 
O modelo pode ser similar ao que ocorreu com a My Sandwich, com a qual o grupo, por meio de um fundo de private equity, formou uma joint venture com a rede portuguesa para trazer a marca para o Brasil, ou o grupo deve optar por pagar uma taxa de marca para pilotar a operação no Brasil, com algumas metas. 
O grupo, assim como outras redes de franquias, vem sendo assediado por investidores, e está aberto a vender uma fatia do negócio para continuar a crescer, inclusive no exterior.
 
FONTE: IG ECONOMIA

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