A cada dez lojas no Estado, seis estão na capital; setor faturou R$ 14 bilhões em
2012
Ao caminhar pela capital paulista, não é raro esbarrar em alguém
passeando com um cachorro. Também não é difícil encontrar um pet shop pelas
proximidades de casa.
Essas constatações não são à toa. Segundo dados da Associação
Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), a
cidade de São Paulo concentra 62,5% (5 mil) dos 8 mil pet shops presentes no
Estado. Além disso, 90% dos lares brasileiros possuem algum animal de estimação,
como cão e gato.
Para enfrentar esse mercado bastante competitivo, os pequenos
empreendedores — que administram 97% dos pet shops paulistanos — devem apostar
na diferenciação de produtos.
“A diferença entre grandes redes, como Pet Center Marginal e
Cobasi, e as pequenas lojas está no tratamento e serviço personalizado que só
comércios de bairro conseguem oferecer”, afirma Ricardo Calil, coordenador da
área pet do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas).
Com a concentração de pet shops na cidade de São Paulo, Calil aconselha micro
e pequenos empresários paulistanos a buscar pontos comerciais em outras cidades,
como o ABC Paulista e o interior. “São Paulo [capital] sempre reserva boas
oportunidades, mas quanto mais o empreendedor buscar cidades pouco exploradas,
mais chances tem de sucesso”, garante.
Setor pet
De acordo com Ligia Amorim, diretora-geral da NürnbergMesse Brasil,
organizadora da feira Pet South America, que ocorre até quinta-feira (31) no
Expo Center Norte, zona norte de São Paulo, o setor pet no Brasil — incluindo
grandes empresas — movimentou R$ 14 bilhões em 2012. Para este ano, a
expectativa é de um crescimento da ordem de 7%.
“Apesar do setor estar em plena ascensão, os consumidores não compram
qualquer coisa. Eles buscam produtos com preço bom e alta qualidade”, pondera a
executiva.Na avaliação de Calil, do Sebrae, os pequenos empresários devem atentar-se a essa realidade e investir em produção de alto valor agregado “Não é porque o setor está crescendo que o empreendedor vai remar na mesma maré”, alerta ele.
FONTE: IG (http://economia.ig.com.br/financas/seunegocio/2013-10-30/cidade-de-sao-paulo-enfrenta-superoferta-de-pet-shops.html)
Nenhum comentário:
Postar um comentário